Presidente da ACR diz que temos aqui as melhores florestas de pinus do mundo

ACD0.jpg

A Associação Catarinense de Empresas Florestais – ACR – reuniu a imprensa, nesta quinta-feira, para apresentar a nova diretoria que tem a frente o diretor da WestRock Brasil (ex-Rigesa), Ali Abdul Ayoub, e apresentar o novo anuário estatístico de base florestal para SC.

 

ACR.jpg

A ACR congrega hoje 35 empresas responsáveis por mais de 300 mil hectares de florestas plantadas no Estado. Vem, portanto, o tamanho de sua representatividade.

Segundo o que lembra o presidente, temos aqui as melhores florestas cultivadas do mundo com uma produtividade acima da média de quaisquer outros pais e mesmo de qualquer outro estado brasileiro.

 

d0424fe7_42ad_47da_8c77_10281d739286.jpg

A maior parte destas florestas estão concentradas numa faixa que vai da Serra Catarinense ao norte de SC (faixa verde do mapa). Onde também se localizam as maiores empresas papeleiras e moveleiras cujas matérias-primas são fornecidas por essas florestas, ou pertencem a essas empresas reflorestadoras.

O anuário da ACR mostra que SC se destaca pela produção de toras – utilizadas na indústria do papel, celulose, móveis, madeira serrada, produção de MDF e biomassa.

A média anual de produção de toras é de 29 milhões de metros cúbicos (13% da produção nacional). O setor de base florestal de SC representa 33% da balança comercial e 40% do volume exportado. É o quarto maior gerador de divisas e está em 2º lugar no PIB de SC, gerando 90 milhões de empregos.

Deixe um comentário