Produtores de maçã foram pedir ajuda ao governador

Produtores.jpg

 

Produtores de maçã estiveram com o governador para expor dois problemas: o seguro dos pomares e a importação da maçã chinesa.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã, Pierre Pérés, disse que os pomares estão 40% cobertos por seguro e que falta a parte do governo federal.

Quanto à importação, disse que se a maçã chinesa entrar no país, chegará ao mercado com o preço menor do que o custo da produção nacional.

Além disso, a importação poderá trazer de volta a praga cydia pomonella, erradicada do Brasil em 2014.

E falou sobre o impacto que isso pode causar:

 “São Joaquim vai se transformar numa cidade fantasma”

 

Deputado sugere que se pressione Brasília

Como membro da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, o deputado Gabriel Ribeiro lembrou a pressão exercida por parlamentares e produtores catarinenses e gaúchos, no ano passado, em Brasília, o que fez o governo dar um tempo nas negociações com a China, uma trégua de quase três meses.

 

Colombo se comprometeu a negociar com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu a questão da importação, mas deu pouca esperança com relação ao seguro dos pomares.

Ao inves de comprar a maçã chinesa, os produtores aconselham a adquirir a pera asiática, que não prejudicará os pomicultores nacionais.

 

PRODUÇÃO

– O Brasil produz 1,3 milhão de toneladas de maçã por ano, sendo 50% em Santa Catarina.

– No Estado são 2,4 mil produtores da fruta, que cultivam principalmente os tipos gala e fuji.

– SC e RS produzem 95% da maçã nacional, sendo apenas 10% exportados, especialmente a países europeus.

 

EMPREGOS

– Empregos diretos: 58,5 mil

– Empregos indiretos: 136,5 mil

Foto e informações: Tarcísio Poglia

Deixe um comentário