90% das rodovias estaduais de SC já estão recuperadas

O programa Estrada Boa, lançado pelo governador Jorginho Mello em 2023, atingiu uma marca histórica para a infraestrutura de Santa Catarina. Com um investimento que ultrapassa os R$ 5,15 bilhões, a iniciativa conseguiu reverter o quadro de precariedade das rodovias estaduais (SCs), elevando o índice de estradas em condições “boas ou ótimas” de apenas 26% (em 2023) para os atuais 90%. A projeção do governo é alcançar 100% da malha viária recuperada até o final de 2026. Atualmente, existem mais de 100 frentes de serviço simultâneas, abrangendo cerca de três mil quilômetros de rodovias.  Os recursos somam R$ 5,15 bilhões, aplicados em obras estruturantes, revitalizações, manutenção e novas pavimentações.

O secretário de Infraestrutura, Ricardo Grando, e o governador Jorginho Mello destacaram trechos estratégicos que estão recebendo atenção total:

  1. Serra Catarinense: A grande expectativa é para o mês de julho, com a liberação do tráfego na Serra do Faxinal e na Serra do Corvo Branco, obras vitais para o turismo e escoamento regional.
  2. Oeste: A restauração da SC-305 (Campo Erê a São Lourenço do Oeste) com pavimento rígido (concreto) consome R$ 120 milhões. No Oeste também se destaca a SC-492 (Romelândia a São Miguel da Boa Vista) com R$ 43,5 milhões.
  3. Litoral: A triplicação de trechos da SC-401, em Florianópolis, segue avançando para melhorar a fluidez na rodovia mais movimentada do estado.

O sucesso do “Estrada Boa” é fruto de uma escolha política clara: o governo “passou as contas a limpo” no início da gestão para focar no que era a maior reclamação dos catarinenses. Jorginho Mello chega à metade final do mandato com um trunfo eleitoral poderoso. Como ele mesmo afirmou, o volume de obras é tamanha que “falta tempo na agenda para inaugurar tudo”.

Para a região de Lages, a conclusão das obras nas serras (Corvo Branco e Faxinal) representa a abertura definitiva de corredores turísticos que podem mudar a economia local. O desafio agora é manter a manutenção constante para que esses 90% de aprovação não retrocedam diante do aumento do tráfego pesado.

8 comentários em “90% das rodovias estaduais de SC já estão recuperadas”

  1. A BR 370 ?? Será que entra nessa estrada boa também? Está sendo feita a conta gotas! Um pedacinho em Urubici, outro pedacinho em Rio Rufino! Agora com inverno e período de chuvas! Alguém manda o responsável por esse engodo, passar lá e ver se é Estrada Boa?

    Responder
    • É mentira, Robson! Estamos em ano eleitoral. Agora todos ficam bonzinhos, todos dizem que está tudo em ordem, fornecem pesquisas falsas, dizendo, que estão em primeiro lugar, e por aí vai. Deixa passar o ano eleitoral, que você verá a realidade. Não sou partidário, nem de esquerda, nem de direita. Voto no candidato, que apresenta as melhores propostas para o Estado. É isso que o povo espera, não importa o partido, se é de direita, se é de esquerda, se é de centro, se é de diagonal ou seja lá o que for.

      Responder
      • A BR – 370 é na verdade, SC 370, não? Robson não está corretíssimo, no que importa, ou existe alguma rodovia federal diagonal de Rio Rufino a Urubici?

        Responder
  2. Vulgo encostado kk, foi eu que te apelidei kkk. Outros aí TB te chamam de picareta e giga! Estava me referindo a SC 370 liga Urubici a Rio Rufino. Continue sendo escroto e mentiroso, até acho que a prof olivete, permite suas asneiras pra termos do que rirrrr. Depois que me contaram quem vc é fico imaginando como pode ter alguém que menti e acredita nas próprias mentiras.

    Responder
    • Calma gazela ficou nervosa? Kkkkk
      Cadê as suas amiguinhes pra ajudar a te defender?
      Nevio e Amauri te abandonaram? Kkkkk

      Pesquisa aí que a Serra de Urubici SC-470 não está sendo asfaltada e sim CONCRETADA.

      Levou mais uma na rosca da orelha kkkkk

      VamoQvamo

      Responder

Deixe um comentário