A 148,7 quilômetros de distância, técnicos da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC), em Florianópolis, agora podem operar remotamente a Barragem Sul, em Ituporanga. A tecnologia integra um conjunto de melhorias que, pela primeira vez em meio século, promoveu a restauração da barragem.
O novo sistema permite que as cinco comportas principais e o canal de desvio da barragem sejam abertos ou fechados tanto presencialmente quanto de forma remota, via internet. Em caso de queda de energia, o sistema aciona automaticamente um gerador de backup e, se necessário, um banco de baterias garante o funcionamento. Já a comunicação é feita por rede de fibra óptica, com conexão via satélite (Starlink) como suporte secundário.
Além da operação remota, as cinco comportas foram substituídas, foram feitas melhorias no sistema elétrico e revistos os canais e galerias internas, em um investimento de R$ 23,3 milhões. Construída na década de 1970, essa foi a primeira grande intervenção estrutural que a barragem recebeu desde então.
Melhor governador que já tivemos
Jorginho Mello será reeleito ano que vem
VamoQvamo
Tirano uma foto do Zé, ele vai aparecer pendurado no Jorginho, simplesmente é um amor intenso.
Agradeço todos os dias por não ser petista.
Amém.
VamoQvamo Jorginho reeleito 2026 e o povo catarinense cada vez mas feliz, e vindo muitos de fora porque aqui é o melhor estado pra se viver.
Pois nao tem como negar que esse Governador se destaca, nao por fazer algo de tão especial, mas enfim, por fazer so agora, com atraso, o que seus antecessores sequer conheciam, falavam… Na verdade são é pessoas trazidas com ele do Oeste que oxigenaram um pouco essa Santa Catarina. para alguns bajuldores que contam vantagem por morar na capital, SC só vai ate Santo Amaro, Balneario, Laguna e Ilha do Campeche, nas direcoes do mapa da Floripa plana deles.