Antonieta de Barros é reverenciada pelo Parlamento

Mural de Antonieta de Barros em prédio no Centro de Florianópolis.

Para o Parlamento catarinense, celebrar o nascimento de 124 anos de Antonieta de Barros é resgatar o protagonismo da primeira mulher negra deputada das Américas. Inspirado nessa constatação, trazida à luz pela professora catarinense Jeruse Romão, o Parlamento, além de dedicar ao mês de julho uma agenda de atividades para marcar o nascimento da primeira mulher negra  eleita deputada estadual em 1935  por Santa Catarina, já fez sua lição de casa.

Há mais de duas décadas, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina reverencia a sua memória e o seu legado através do Programa Antonieta de Barros (PAB), uma iniciativa voltada para a inclusão social que em 21 anos atendeu mais de  600 jovens com a oportunidade de estágio no Parlamento.  O programa foi instituído pela Lei 13.075/04 e idealizado pelo Fórum de Mulheres Negras de Florianópolis. O PAB tem como objetivo minimizar desigualdades socioeconômicas e presta, de quebra, uma homenagem a Antonieta de Barros, madrinha da ação. 

1 comentário em “Antonieta de Barros é reverenciada pelo Parlamento”

  1. Florianópolis é engraçado pinta as figuras ilustres e depois passa o rodo por cima. Ao lado do Palácio Cruz de Souza na parede lateral de um prédio que dava para o Jardim do Palácio tinha uma linda pintura tipo um grafite do busto de Cruz de Souza já passou a rodo na parede não tem mais. Agora é a vez da Antonieta num prédio no Centro só espero que não seja onde estava Cruz de Souza se não os dois vão brigar no Céu.

    Responder

Deixe um comentário