
Após intensa articulação junto ao governador Jorginho Mello, o deputado Marcius Machado conquistou a liberação de R$ 1 milhão para a execução do desassoreamento do rio. A ação será fundamental para prevenir alagamentos e dar mais tranquilidade à população.
Para discutir a aplicação dos recursos e definir os próximos passos, a Câmara de Vereadores realizou, na noite de segunda-feira (28), uma sessão especial proposta pelo vereador Renildo de Souza, com a participação da comunidade.
Foi deliberado que será constituída uma comissão responsável por acompanhar e deliberar sobre o andamento do projeto. Além disso, a Prefeitura e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) se comprometeram a solicitar à Univali a elaboração do orçamento do projeto técnico, que abrangerá ações no Rio Desquite e em parte do Rio Canoas.
Parte do valor de R$ 1 milhão será destinada à compra do projeto técnico. O prefeito, Fabiano Baldessar, também assumiu o compromisso de complementar os recursos necessários para garantir que o valor total da emenda seja utilizado integralmente na execução das obras.
“Fico muito feliz com a participação das lideranças locais e da comunidade nesse importante encontro. É uma honra fazer parte desse movimento que busca soluções concretas e melhorias reais para o nosso povo”, concluiu o deputado Marcius Machado.
Não sou fã da Bancada da Serra. Mas a questão ambiental reflete no clima, cidade na Serra cresceram desordenadas, sem planejamento muitas empurradas para a margem de rios pelos reflorestamentos, que tomaram conta de Otacílio. Uma ótima medida que ajudaria a acabar com a ocupação dessas áreas seria um plano diretor do município. Assim como leis que proibissem haver reflorestamentos na área urbana da cidade. Mas vamos aos poucos, parabéns a todos os envolvidos. Mérito ao deputado Marcius e seu pupilo Henrique. Uma das medidas que organizaria melhor a cidade de Otacílio seria a abertura de novos loteamentos populares ou Condomínios Populares, ao estilo de todos aqueles aqui de Lages, construídos no tempo do Renatinho como o Tordesilhas, aquele outro no Petrópolis, outro próximo ao Jones Minosso, etc