Alesc recebe demandas de entidades da Serra

Representantes de 30 entidades com abrangência aos 18 municípios da Serra Catarinense foram selecionadas para participar do programa Alesc Itinerante, instalado no Centroserra Convention Center, nessa terça e quarta-feira. Em nome da Amures, o secretário executivo Walter Manfroi apresentou a entidade e seus respectivos consórcios públicos, com vistas a retomadas de importantes obras estruturantes.

A bancada de deputados estaduais da Serra Catarinense, composta pelos parlamentares, Mário Motta (PSD), Lucas Neves (Podemos), Nilso Berlanda (PL) e Marcius Machado (PL), filtrou dezenas de pedidos de entidades e segundo o presidente da Alesc, Mauro de Nadal, 15 tiveram espaço no plenário nessa terça-feira e outras 15 ocuparão o mesmo espaço na quarta-feira.

“Normalmente são selecionadas apenas 10 entidades, mas aqui abrimos exceção para 30 entidades, tamanha a demanda da região. Essas manifestações são por busca de apoio dos parlamentares e isso é importante porque eles são os representantes das comunidades”, citou Mauro de Nadal. Para abrir os trabalhos da tarde e dar boas-vindas, o prefeito de Lages Antônio Ceron foi chamado a ocupar a tribuna.

Ceron elogiou a iniciativa da Alesc, em descentralizar as sessões e destacou a importância do parlamento na ajuda aos municípios. E entregou ao deputado Mauro de Nadal um volume da coletânea, O Continente das Lagens, do historiados Licurgo Costa.

Em seguida Walter Manfroi ocupou a tribuna para apresentar uma série de reivindicações. Como a conclusão da pavimentação da SC-390 na Serra do Corvo Branco, a ligação de Rio Rufino a Urubici, as vias de acesso às vinícolas, pavimentação entre Anita Garibaldi e Abdon Batista, ligação de Palmeira à Correia Pinto, concessão da Serra do Rio do Rastro e dentre outros, apoio aos projetos do Cisama e Cisamures.

Durante a sessão, vários projetos tramitaram nas comissões, como o PL 283/2024, de autoria do deputado Lucas Neves, que institui o programa Turismo nas Escolas na rede pública estadual de ensino. Outro PL 18/2019, foi de autoria do deputado Nilso Berlanda (PL), que estabelece diretrizes para o licenciamento ambiental e fiscalização de barragens em Santa Catarina.

De autoria do deputado Marcius Machado, o PL 140/2023, que declara a Sapecada da Canção Nativa, de Lages, integrante do Patrimônio Cultural do Estado de Santa Catarina.

Deixe um comentário