Nesta quarta-feira (13), será votado no plenário da sessão itinerante em Lages, o Projeto de Lei do deputado Marcius Machado (PL) que garante o ressarcimento pelo Estado aos produtores rurais que tenham animais atacados e mortos pelo leão-baio.
O Projeto de Lei prevê que 20% dos recursos do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa), serão utilizados nas ações referentes à indenização pelo sacrifício sanitário de animais de produção suspeitos ou infectados por febre aftosa e outras doenças infectocontagiosas contempladas em programas de controle sanitário do Estado ou em convênios com a União, bem como para suplementar ações relativas à vigilância em saúde animal, educação sanitária e para indenização de animais de produção, abatidos por leão-baio, ou mortos por afogamento ou soterramento, em decorrência de catástrofes ambientais nos Municípios do Estado de Santa Catarina declarados em estado de calamidade pública ou situação de emergência.
De acordo com o deputado Marcius Machado, o projeto tem como foco auxiliar o produtor rural e também, lutando pela preservação da espécie do leão-baio. “O leão-baio é um animal extraordinário da fauna brasileira, mas acaba prejudicando o produtor rural. Preocupados com a perda do rebanho, nada mais junto que o Estado indenize o produtor”, ressaltou o deputado.
Para se tornar Lei, o PL precisa ser aprovado no plenário da Assembleia Legislativa, que durante esta semana está localizado no Centro Serra, em Lages, durante a sessão itinerante.
Um absurdo essa “interiorização” da ALESC. É brincar e um desrespeito com o dinheiro público. Pra que? Qual a vantagem? Nenhuma. Imaginem os gastos em trazer essa estrutura para as cidades? Diárias de Servidores e Deputados etc. É uma farra com o dinheiro público. Vergonha!
Vergonha é a sua cegueira cognitiva
Não estou cego Deputado. Pago meus impostos e tenho direito de expor minha opinião e exigir mais respeito com o dinheiro público. Não vejo necessidade de transferir a ALESC para essas cidades. Em Fpolis já tem toda uma estrutura para fazer isso.
Concordo em número, gênero e grau..essas assembléias itinerantes são de uma babaquice sem precedentes. Se a intenção é atrair a indignação das pessoas, estão conseguindo. Uma verdadeira farra com dinheiro público! Nossa saúde está um caos, nossa educação sucateada, infra-estrutura deficiente em todos os sentidos, e esses mulambentos ficam criando reuniões inúteis aqui e acolá. Uma vergonha….!
A ideia é muito boa só quero ver quem vai confirmar se o animal foi morto pelo leão ou por cachorro ou morte natural vai faltar fiscal kkkk
Eu quero saber pq o dinheiro do meu imposto vai ser usado pra pagar o q o Leão Baio fez ou qq outra coisa q aconteceu em uma propriedade privada.
Deve ser na fazenda Mãe Rainha.
O deputado deu nos dedos kkkklll
Gente, matar uma novilha de raça, sai caro, e daí como ficamos