Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc aprovou o parecer favorável ao PL 99/2023, do deputado Neodi Saretta (PT), que trata da aquisição do pinhão consumido na merenda escolar da rede estadual de ensino diretamente de produtores da agricultura familiar, da economia popular solidária e dos empreendimentos familiares rurais. O relator foi o deputado Napoleão Bernardes (PSD), e a matéria segue para análise da Comissão de Educação e Cultura.
O colegiado também aprovou a realização da reuniões com produtores de maracujá e pitaia, além da vinda de Márcio Neves Pamplona, presidente da Associação Rural de Lages, para tratar das atividades associativas desenvolvidas pela entidade na região serrana.
Acho muito difícil, a Pitaya não é do Brasil. O pinhão é uma cultura que somente em uma época do ano que se consegue achá-la. Teria que ter panelões nas escolas para cozinhar o pinhão e isso impactaria em gastos com gás, fogões, transportes para somente no inverno ter o pinhão. É uma opção alvissareira dos deputados