O portal NSC Total realiza três debates nos próximos dias entre os candidatos a prefeito de Joaçaba, Lages e Itajaí. Os temas do SC Ainda Melhor estarão entre as rodadas de perguntas entre os candidatos. O objetivo é contribuir com a escolha dos eleitores oferecendo subsídios com base em temas que são importantes para as cidades. Os encontros terão transmissão ao vivo no youtube do NSC Total e serão mediados por jornalistas da NSC.
As próximas cidades que receberão os debates são Joaçaba, nesta terça-feira (17), e Lages, na quarta-feira (18). Para fechar a programação, Itajaí recebe o programa na sexta-feira (20).
Em Joaçaba e Lages, a condução dos debates é de Eduarda Demeneck. Participam com perguntas a colunista Dagmara Spautz e a editora Luana Amorim. Em Itajaí, a mediação ficará a cargo de nderson Silva. Perguntas dos temas SC Ainda Melhor serão feitas pela colunista Dagmara Spautz e pelo jornalista Jean Laurindo. Todos os debates terão três blocos, com rodadas de perguntas feitas entre os candidatos e questionamentos feitos por jornalistas da NSC.
– Os debates são oportunidades para os candidatos apresentarem suas propostas sobre os temas que movem as cidades. A escolha dos temas foi feita pelos próprios moradores. Esta é uma contribuição do NSC Total para a democracia e o exercício de cidadania de eleitoras e eleitores – afirma a coordenadora do NSC Total, Raquel Vieira.
Para embasar as questões, foram utilizados os cinco eixos definidos pelo público durante o Projeto SC Ainda Melhor: saneamento básico, atendimento em postos de saúde, mobilidade urbana, transporte público e educação básica. Em todos os debates, no último bloco, os candidatos terão a oportunidade de apresentar as prioridades para os 100 primeiros dias de governo, caso eleitos.
Para o debate em Joaçaba, está confirmada a presença dos candidatos Gabriel Cruz (PSB), Rodrigo Pedrini (PL) e Vilson Sartori (PSDB). Já Lages contará com a presença de Carmen Zanotto (Cidadania), Claudia Bratti (PT), Elizeu Matos (MDB) e Lio Marin (União Brasil). Para finalizar, Itajaí recebe os candidatos Chiodini (MDB), Osmar Teixeira (PSD) e Robison Coelho (PL).
Já foram realizados debates do portal NSC Total nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Joinville, São José e Criciúma.
Projeto SC Ainda Melhor
Para que o público tenha a oportunidade de decidir quais assuntos são prioridades em Santa Catarina, a NSC promove o SC Ainda Melhor, projeto que discute os avanços das cidades catarinenses no período das eleições municipais de 2024. Essa é a quarta edição da ação, que guia a cobertura jornalística da emissora durante o período.
No total, o público pôde decidir entre 17 assuntos que devem ser prioridade nos municípios catarinenses. Todas as opções têm como objetivo definir áreas de atuação nos municípios, que visem a construção de cidades preparadas para o futuro. Os temas, além de serem abordados nos debates, definem as reportagens produzidas pela NSC durante a eleição
Debates em portais e apps aonde só assinantes tem acesso, a democracia era os debates nas tvs abertas e em horários nobres, não acompanho mais. O que tiramos o exemplo dos debates paulistas, a importância dos mediares terem mãos firmes para conduzir os debates. Em São Paulo, os mediadores para terem audiência deixavam Marçal bailar e desacatar os demais membros, tudo ´para criar cortes para os podcasts, lamentável. Ninguém tem sangue de barata, eu particularmente dava mais cadeiradas naquele fascista de carteirinha.
Era de nem irem. Pouca vergonha, jornalistas que já possuem opiniões e julgamentos formados.
Os de Lages que não fossem.
Verdade, Ana. Hoje não se debatem mais propostas, mas as ideologias preponderam. Os jornalistas são mais de direita e batem mais na esquerda.