De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), 44 municípios catarinenses não tiveram mulheres eleitas para suas Câmaras de Vereadores, na eleição municipal de 2020. Entre as cidades sem representação feminina, estão municípios como Aurora, Apiúna, Barra Bonita, Palhoça e Passo de Torres. O pleito de 6 de outubro representa uma oportunidade para mudar esse quadro.
Ainda, segundo os dados do TRE/SC, Santa Catarina tem 5.650.659 eleitores aptos a votar neste ano e 51,89% são mulheres. Com relação ao total de candidaturas, dos 19.489 nomes que concorrem às vagas de prefeito, vice e vereador, 34% são mulheres. MDB e PL lideram o número de candidaturas femininas.
Pelos dados do IBGE o estado tem mais mulheres que homens, porem mulher nem sempre vota em mulher, não adianta ter 50% dos candidatos mulheres se as proprias mulheres não votam entre si.
Existe a velha maneira de a maioria das mulheres votarem em homens. Talvez entre aí, características históricas, comportamentais, e os costumes sociais.Talvez homens inspirem mais confiança, a submissão histórica das mulheres, os desafios do gênero, etc. Mas vendo entrevistas e as opiniões sobre assuntos polêmicos, as mulheres são em sua maioria conservadoras