SC perde 887 hectares e é o 4º estado que mais desmatou

Dos 17 estados brasileiros que têm a Mata Atlântica presente no território, Santa Catarina é o quarto que mais desmatou o bioma entre 2019 e 2020. Segundo uma pesquisa divulgada na quarta-feira (26) em alusão ao Dia da Mata Atlântica comemorado nesta quinta-feira (27), o estado perdeu 887 hectares no período.

Em comparação ao relatório do Atlas da Mata Atlântica de 2018 a 2019, o estado aumentou em 25% o índice de desmatamento. Um ano antes foram destruídos de forma irregular 710 hectares em Santa Catarina.

Para o biólogo e ex-professor do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), João de Deus, o resultado no Atlas não era esperado: “Temos áreas já alteradas mais do que suficientes para acomodar atividades e empreendimentos. Não é razoável que tenhamos ainda o estado e municípios autorizando supressão de vegetação de Mata Atlântica. Ficar entre os 5 principais desmatadores de Mata Atlântica é vergonhoso”, afirmou o biólogo.

6 comentários em “SC perde 887 hectares e é o 4º estado que mais desmatou”

  1. O professor deveria saber, se foi autorizada a supressão pelo estado ou município, foi de forma legal, tem que saber que para a autorização de supressão de Mata Nativa no bioma, tem que haver a compensação; distinguir o que é legal de ilegal! tem que parar com este ativismo que não leva a nada; seguir a lei, Código Estadual (LEI nº 14.675) e Código Federal (LEI nº 12.651).

    Responder
  2. O planeta cada vez mais fora de ordem, tudo virando ao contrario, mas a ganancia é muito maior que o bem estar de todos, nós mesmos estamos nos matando, não há consciência ecológica só dinheiro.

    Responder

Deixe um comentário