Lançado o livro que conta a trajetória do Correio Lageano que foi o maior jornal da Serra

Aconteceu nesta quinta-feira, na Acil o lançamento do livro (dois tomos) “Correio Lageano – 80 anos de história”. Nele está contida toda a trajetória deste jornal que, seguramente foi o mais expressivo em toda a história da imprensa escrita de Lages.

Isabel Baggio, chorou ao lembrar, especialmente de seu pai, José Pasquoal Baggio fundador do jornal e o que representou o Correio Lageano na vida da comunidade.

Fundado em 21 de outubro de 1939, foi um dos jornais mais antigos a circular no Estado, tendo encerrado definitivamente suas publicações em 15 de maio de 2020. Encerrou o ciclo do jornalismo impresso diário em Lages e deixou muitas saudades, mas dezenas de profissionais hoje espalhados pela Serra e estado que se formaram na redação deste jornal. Foi uma escola como poucas!

O livro foi lançado pela Fundação José Pasquoal Baggio, hoje dirigido por Walter Hoeschl Meto e foi escrito por Celeste Marques, sob a coordenação de Edite Moraes e curadoria da historiadora Suzane Faita.

O livro “é uma viagem pela história do maior jornal de Lages e região ao longo de todas as suas décadas” e eu tive o privilégio de escrever parte desta história por 22 anos, até o seu fechamento.

14 comentários em “Lançado o livro que conta a trajetória do Correio Lageano que foi o maior jornal da Serra”

  1. Sem dúvida a minha família esteve lá para ganhar um livro e homenagear o maior jornalista de Lages, escritor, intelectual e economista que por 60 anos se dedicou integralmente a redação do jornal. Nunca se vendeu para a política suja, manteve a sua dignidade. Nos ultimos anos de sua vida, recebeu várias homenagens, em nossa casa há um acervo muito grande de publicações, pois o jornalista era muito guardador de coisa de vários tipos. A internet veio agravar a situação dos jornais, hoje ninguém mais compra jornais em bancas e até as bancas estão se extinguindo e as fakes e fofocas das redes sociais tomaram lugar dos livros. E a iA veio pensar por nós. Nosso futuro é incerto.

    Responder
    • Seu futuro como idoso é incerto, o futuro da juventude que está crescendo e acompanhando e evoluindo junto com as novas tecnologias é certo. Pode ter certeza.
      Vai pra cuba, ou coreia, lá ninguem tem acesso as redes sociais e a internet é bem limitada. Talvez vc se sinta melhor lá, ja que como um bom comunista não conseguiu evoluir junto com a sociedade.

      Responder
      • Sem defender o Nevio, pois não o conheço, eu só queria entender algo, voces citam tanto a palavra comunista, eu não conheço nenhum que seja, ou quem sabe eu não sei distinguir o que é ser comunista, então ai vai a questao: me defina o que é ser comunista, o que é comunismo, quais são as idéias do comunismo, não as bobagens escritas na internet mas como foi idealizada essa idéia, me prove que algum país no mundo é comunista, não confundir com ditadura, tal como Cuba, Correia, et …se puder me esclarecer, porque isso já foi usado por Hitler para tomar o poder, para os americanos fazerem mais de 60 guerras pelo mundo, para ganharem eleições internas nos EUA, etc. estou esperando, obrigado

        Responder
      • Jonas quem sabe você possa respeitar esta solenidade de lançamento do livro da História do Correio Lageano e não se comportar como um babaca semi analfabeto, eu ainda estou lhe elogiando..

        Responder
  2. Só vc ler alguns livros do preguiçoso q nunca trabalhou,Karl Marx e saberá o q é o comunismo,tais como ” O capital (1867) “ou “Manisfesto Comunista “(1848) ou outros 58 livros do maluco kkkk

    Responder
  3. Sinto pela tua ignorância e petulância, poderia se abster de falar bobagens, meu caro, o baixo clero lageano sem história, qual o teu legado falastrão.

    Responder
  4. Jonas quem sabe você possa respeitar esta solenidade de lançamento do livro da História do Correio Lageano e não se comportar como um babaca semi analfabeto, eu ainda estou lhe elogiando..

    Responder
    • Obrigado Elias, meu pai teve sessenta anos de jornalismo no Correio Lageano e falta em Lages um grande centro cultural para pesquisas de toda a comunidade. Obrigado pela sugestão.

      Responder

Deixe um comentário