É preciso que tenhamos um raio X do problema do desemprego

Sempre se argumentou que o problema do desemprego em Lages se deve à falta de qualificação da mão de obra. As vagas exigem alguma qualificação que a grande massa dos que procuram por emprego não tem. Mas, a realidade dos fatos nos mostra uma outra situação.

A mão de obra qualificada acaba saindo de Lages porque aqui não encontra oportunidades. Significa dizer que as pessoas se qualificam para áreas que o mercado lageano não absorve. E quando oferecem os salários não correspondem. Falam da necessidade de ofertar cursos de qualificação. Mas os cursos são oferecidos pelo IFSC e Senac, sobretudo, além dos inúmeros outros oferecidos pelas instituições de ensino, mas não tem suprido o mercado. Ou estão fora da realidade ou não estão tendo a procura esperada. Alguns até oferecem dinheiro, como o caso do IFSC.

No caso da grande massa de mão de obra que não tem qualificação, também nos oferece uma realidade contraditória. Por exemplo: os pomares de maçã absorvem um grande número de trabalhadores todo o ano e não exigem qualificação nenhuma, mas os proprietários dos pomares se obrigam a trazer gente de fora para fazer o raleio ao a colheita da maçã porque aqui não tem gente suficiente para contratar. Quase 90% dos trabalhadores desta área vêm de fora, as vezes até dÉ peisoo norte do país.

Então vejam o grande paradoxo em que nos deparamos: exige mão de obra qualificada, mas a mão de obra qualificada não encontra colocação. A mão de obra não se qualifica apesar de haver muitos cursos para isso. A mão de obra desqualificada não se interessa pelos empregos disponíveis.  Dá para entender?

4 comentários em “É preciso que tenhamos um raio X do problema do desemprego”

  1. Sim dá pra entender o paradoxo, a resposta é simples:
    BAIXO SALÁRIO
    SINDICATOS OMISSOS.

    A Fonte: justiça do trabalho.

    Basta acompanhar alguns audiências e ler as sentenças das varas trabalhista da região.

    Depois compare com 1 ou 2 varas trabalhistas do litoral, do oeste, norte ou sul do estado

    Um pergunta relacionada com tema que merece uma reportagem 👇

    Lages e Regiao Serrana tem sindicatos dos jornalistas?

    As empresas de comunicação/midia da Serra pagam ” o piso do jornalista”????
    Qual é o “piso”???

    Responder
  2. Na verdade é um comodismo secular na serra, os fazendeiros não informam a massa da serra que existem estas vagas, mas trazem mão de obra barata do norte. Em todas as áreas o pessoal não é aproveitado na serra e até no litoral há a concorrência de paulistas, gaúchos e do Brasil.

    Responder
  3. o ideal seria se os governantes baixassem os impostos, seja eles na esfera municipal estadual ou federal, respeitando a curva de laffer.
    politico algum traz emprego, renda ou riquezas para a população, que faz isso são a iniciativa privada. o melhor que os políticos tem a fazer é acabar com seus próprios privilégios e diminuir essa sanha arrecadatória que o Estado tem a fim de sustentar tanta mordomia.

    Responder
  4. Se for mulher, tiver 1 filho, não for casada no civil, vale a pena ficar em casa com os bolsas assistencialismo do que trabalhar.
    Já vi situações assim, pensão do ex marido, bolsa família , mais 150,00 pro filho, vale gás e cesta básica, trabalhar pra que?

    Responder

Deixe um comentário