Celesc alerta para o risco de choque elétrico na colheita do pinhão

Com a chegada do frio, a tradicional colheita de pinhão em Santa Catarina retoma sua atividade, especialmente na região Serrana. Durante este período, a Celesc alerta para os cuidados necessários para evitar acidentes.
A preocupação surge devido ao aumento das notificações de choques elétricos registradas pela Celesc nesta época do ano, decorrentes do contato ou proximidade das varas ou hastes longas utilizadas na colheita com a rede de alta tensão.
“A colheita de pinhão exige atenção especial aos perigos envolvidos. O contato ou mesmo a aproximação das varas de bambu ou outros materiais com os cabos energizados pode provocar choques elétricos graves, resultando em queimaduras severas e até óbitos, seja a pessoa no chão ou no alto do pinheiro”, alerta Vanessa Salvati, gerente regional do Núcleo Planalto.
Além do risco de choque elétrico, há também o perigo de queda durante a escalada e a possibilidade de ser atingido pelas pinhas. Portanto, é essencial tomar todas as medidas preventivas, avaliar todos os riscos e utilizar os equipamentos de segurança adequados.

Deixe um comentário