Deputados destacam sustação da importação de arroz e criticam União

Integrantes das bancadas do PL, PP e Podemos destacaram a decisão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de sustar, temporariamente, a importação de arroz e criticaram a tentativa da União de importar o grão na sessão de quarta-feira (22) da Alesc.

“Tem a questão dos produtores de arroz no Rio Grande do Sul, o maior produtor do país, com 7 mi de toneladas/ano. Santa Catarina ocupa o segundo lugar, com 1,2 mi toneladas por ano. Ontem a Conab suspendeu o leilão da compra do arroz. Os países do Mercosul, que têm isenção tributária na importação do arroz, o que fizeram? Aumentaram em 30% o arroz deles. Foi um dos motivos para que a Conab suspendesse o leilão”, avaliou Sargento Lima (PL).

O deputado ponderou as dificuldades de logística para os produtores gaúchos escoarem a produção com estradas interrompidas em dezenas de pontos e alertou que o arrozeiro da Tailândia não está sujeito às leis trabalhistas, como os brasileiros.

Lucas Neves (Podemos) apoiou Lima. “O ano passado vieram com a importação da maçã chinesa, fizemos pressão e conseguimos evitar”, lembrou Lucas, sugerindo assim pressionar o governo federal para evitar a importação do arroz.

10 comentários em “Deputados destacam sustação da importação de arroz e criticam União”

  1. Esses pilantras dos produtores, se importar reclamam, se não importar reclamam. vão se danar. E o Lula ainda ouve estes inconsequentes. Na época de Bolsonaro não pediam nada, agora querem Deus e o mundo. Se não importar o preço dispara.

    Responder
  2. vão comer capim seus idiotas, o agro é o que sustenta o Brasil a varias décadas.
    o setor agro é que gera um superávit na nossa balança comercial, independente de quem esteja no palácio do governo.
    o produtor rural é quem produz o nosso alimento do dia a dia, a não ser que vcs sobrevivam de capim e sol.

    Responder
  3. Tropa de safados, tanto produtores como os políticos. Primeiro não tem mais safra, estamos sem arroz, governo então vou importar para suprir mercado e segurar os preços, daí por um passe de mágica o arroz apareceu, queriam lucrar em cima da desgraça, em cima do povo. Vamos no popular SAFADOS só pensam no lucro.

    Responder
  4. Muita pilantragem com a desgraça, se o governo não tenta importar o arroz, hoje on preço estaria e 50 reais o pacote de 5 kg. Mas quando o governo disse que iria importar para garantir o produto na mesa do brasileiro, o arroz apareceu e o preço foi o normal. Tem deputado que torce pro quanto pior melhor,DEU NÉ!!

    Responder
  5. “Os países do Mercosul, que têm isenção tributária na importação do arroz, o que fizeram? Aumentaram em 30% o arroz deles.”

    Estão aprendendo na prática o que significa a lei de oferta e procura, ou acharam que iam comprar arroz a preço de banana ?

    Responder

Deixe um comentário