“Amigo Velho” apresenta a obra de autor lageano

Amigo Velho é título do primeiro conto do autor lageano Guido Wilmar Sassi, publicado em 1949 e cujo personagem principal é um pinheiro. Este também é o nome do boneco que passou por quatro escolas públicas de Lages para contar quem foi o escritor e trazer reflexões sobre questões históricas, culturais e econômicas da Serra Catarinense. O espetáculo “Da beira ao centro” alcançou um público de mais 280 estudantes e professores.

Estas pessoas passaram a conhecer o escritor que levou o nome de Lages em suas obras a diversas partes do mundo com temas regionalistas. A literatura regional, os aspectos culturais voltados ao caboclo, a exploração da madeira e as disparidades sociais geradas por esta atividade nortearam a interação com espectadores.

Para narrar momentos da bibliografia de Guido, o espetáculo utilizou o teatro de animação, com bonecos de diferentes formas de manipulação, todos construídos com serragem, material excedente da exploração da madeira. O protagonista foi o Amigo Velho, um boneco híbrido, no qual parte do corpo do manipulador ajuda a compor o boneco. Adilson Oliveira foi quem deu vida aos personagens no espetáculo contemplado na Lei Paulo Gustavo.

1 comentário em ““Amigo Velho” apresenta a obra de autor lageano”

  1. Muito bom, ótimo projeto e as escolas com os alunos são o palco para recordar e mostrar o nosso folclore, nossas tradições. Na capital o boi de mamão é mantido com árduos esforços do pessoal do interior da ilha. Lages não fica atrás, é mister resgatar a história do esquecimento e da indiferença da modernidade de shopping.

    Responder

Deixe um comentário