
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), lançou nesta última segunda-feira (25), o Protótipo Alpha Ordem Pública 5.0, um projeto inovador nas questões relacionadas à segurança pública. O evento ocorreu no auditório da Associação Empresarial de Lages (ACIL) e contou com a presença de autoridades na área de segurança, representantes de municípios da mesorregião serrana, Poder Judiciário, Ministério Público e sociedade civil.
O projeto da PMSC surge com o objetivo de identificar e monitorar os fatores associados à violência letal e doméstica, articulada com o desenvolvimento sustentável, em municípios catarinenses. Por meio de indicadores estabelecidos a partir da econometria, que é o estudo e aplicação de métodos quantitativos nas áreas da saúde, desenvolvimento social, educação, desenvolvimento econômico e segurança, o Protótipo Alpha visa aprimorar as políticas públicas, tornando-as ainda mais eficientes e direcionadas para as necessidades específicas de cada região.
“O lançamento na Serra é um marco, não só de evolução na Polícia Militar, mas para a sociedade como um todo. Não há referência no Brasil da utilização de metodologia baseada na educação 5.0 da indústria, além da PMSC. Temos um avanço com este modelo aplicado em parceria com a Facisc e os municíasilpios com a missão de preservar a ordem pública e elevar ainda mais os níveis de excelência atingidos hoje”, pontua o comandante-geral, coronel Pelozato.