A polêmica da emenda que impediu a votação de projeto

Esta semana ocorreu a polêmica a respeito da votação do projeto de lei que autoriza a caça do javali em solo catarinense.

Nos passaram a informação, aliás, o deputado Lucas Neves, autor da lei, disse que ela só não foi votada porque o deputado Marcius Machado apresentou uma emenda quando o projeto estava na pauta de votação e em função disso deve voltar à Comissão de Constituição e Justiça. Isso causou um atraso na votação.

Marcius justificou que apresentou a emenda no sentido de resguardar a propriedade. A emenda apresentada determina que os caçadores só entrem nas propriedades com a autorização dos donos. Diz que fez isso atendendo pedido de proprietários de terra porque em alguns locais os caçadores entram nas propriedades e matam até outros animais que não os javalis. Desconheço as circunstâncias e os problemas enfrentados pelos proprietários, por isso não dá para se precipitar e condená-lo por isso. Já ouvi pessoas fazendo tais relatos, portanto, resguardar a propriedade não fará mal a ninguém e deve estar prevista em lei.

Se demorar um pouco mais para ser aprovada a lei, é melhor do que aprovar algo precipitadamente, apenas para não querer dividir com outro o mérito da ação.

É certo que Marcius poderia ter conversado com Lucas antes do projeto ir à votação, contudo não é de hoje que notamos que há entre eles apenas uma parente cordialidade e uma crescente rivalidade por trás do panos. Portanto, não podemos nos precipitar em condenar este ou aquele. No meu humilde ponto de vista, ambos têm sua parcela de culpa neste caso. Seria bom que refletissem e não alimentassem esse tipo de rivalidade.

Olha só o nível da rivalidade através deste card que está circulando nas redes sociais:

14 comentários em “A polêmica da emenda que impediu a votação de projeto”

  1. O que vejo é um Lucas maldoso e malandro, tentando ser dono de tudo na base da malandragem . O cara se apropria de tudo , inclusive das obras federais sem falar nas obras do governo do estado.

    Responder
  2. Nobre deputado cientista político, pelo tipo faltou tecnologia para consultar e saber das leis para poder fazer o abate nas propriedades, sendo que precisa do número do CAR ou matrícula da propriedade e dados do proprietário, para poder tirar a autorização, se o produtor está se sentindo incomodado aciona a Polícia Militar. Existe leis que defende nos produtores, isso foi um atraso da PL sim, o senhor teve todo esse tempo para participar é porque não participou, aqui na audiência pública em Lages não se apresentou contra. Aham?

    Responder
  3. Na verdade nóis controladores do Javali ….. Só queremos continuar com o controle dessa especie invasora nada mais até porque o restante do animais da fauna brasileira , já existe lei que os protejam;!!!!!

    Responder
  4. O deputado teve prazo para fazê-lo, e esperou o dia da votação para apresentar a emenda…
    Além disso, já teve áudios publicados dizendo que ia travar uma guerra contra os controladores para o não uso de cães, não é de hoje que ele vem trabalhando contra o agronegócio.

    Responder
  5. Esse deputado Marcius como um representante da serra catarinense mais do que ninguém sabe o que essa praga do javali faz, a agricultura está comprometida, as nascentes então nem se fala, prejuízos exorbitantes a todos, essa é uma conta que todo mundo irá pagar, quanto a questão da caça de animais silvestres ele está sendo ridículo em alegar isso, se ele quer resolver, que cobre maior fiscalização pois o manejador que está tudo certo dentro da lei tem muito a perder, quem faz isso é o caçador ilegal, então ele que cobre fiscalização e pare de criar picuinha pois está destruindo o agro e os animais silvestres entram nessa também pois o javali acaba com tudo.

    Responder
  6. Deputado Marcius machado agiu muito errado se queria mudar alguma coisa falasse antes foi de tremenda infantilidade da parte dele, é aquela velha história política o produtor que se rale com os javali destruindo tudo inclusive os animais silvestre que ele mata tudo que vem pela frente.
    O importante é tentar fazer com que o deputado Lucas não tenha sucesso no seu projeto, eles foram eleitos pra trabalhar pelo bem comum não pra um ficar tentando bloquear o outro.
    Espero que esse comentário chegue até o deputado Marcius e ele reflita na besteira que ele fez.
    Ou melhor eu convido ele pra vir atrás de um javali sem cachorro, se ele conseguir eliminar um aqui na região da Serra num prazo de 24 horas eu sou o primeiro a apoiar ele

    Responder
  7. Infelizmente temos deputados preocupados com o setor do agro e uns nem aí se tiver mais perdas nas lavouras que vai pagar somos nós com mais impostos mas a turma não ver por este lado o manejo do javali e essencial vcs que fica na cidades e atrás de uma mesa não sabe nada do estrago que está praga faz, vejo os remanejadores sendo crucificado pelo tal mas esquece que eles tiram do próprio bolso pra fazer tal serviço não recebe nem um incentivo de ninguém porque são pessoas que estão preocupados com o dia de amanhã mas num país aonde vc estar certo com legislação e o próprio governo querendo deixar você errado através de decretos vai esperar o que tudo é motivo de mi-mi-mi os que são contra o manejo de javali alguma vez já foram aonde eles atacam as plantações pra saber a proporção do estrago?? Aí quando um parlamentar tenta minimizar os estragos no seu estados acontece isso, queria que está turma fosse num manejo de javali pra ver como é difícil achar e abater tal praga. Sou a favor do manejo do javali com cães e armas pra um manejo mais seguro pros manejadores.

    Responder
  8. Que fique bem claro que estes cartaz foi feito por mafiosos que desejam criar confusão no tema. Os nossos deputados não são de esquerda, são da direita horripilante que governa o nosso Estado e fim de conversa.

    Responder
    • Tá certo Deputado Marcius, aparece um corpo estendido numa dessas propriedades quem poderá achar com a culpa é o proprietário das terras, entrar sem autorização em propriedade particular é crime!
      Quem Cacem dentro das leis!

      Responder
  9. O deputado Marcius não está errado, não é uma emenda e que é necessária que vai deixar de ser votado o projeto , não uma semana a mais ou a menos que vai fazer a diferença. O que realmente faz a diferença é um bom projeto e não um meio projeto. O Lucas tem de aprender que o parlamento é um lugar de debates e aprimoramentos e não uma casa de dono e que quer empurrar seu ego de goela abaixo dos demais. É mau caratismo que estão pregando com posts fakes feitos todos nós sabemos por quem.
    Apesar que acho que esta lei é pro discurso oportunista para o aplauso fácil, lei engana bobo, este assunto no passado já foi tratado na Alesc e se chegou a conclusão que é assunto da União e não do estado. Esta lei é inconstitucional.

    Responder

Deixe um comentário