Projeto obriga comunicação do nascimento de bebês de pais menores de 14 anos

Está apto para ser votado em plenário o projeto de lei (PL) que torna obrigatória a comunicação, ao Ministério Público e ao conselho tutelar, de nascimentos de bebês cujos pais tenham menos de 14 anos de idade. A proposta, de número 13/2021, teve o parecer aprovado por unanimidade em reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, no fim da manhã desta terça-feira (7).

O objetivo do autor da proposta, deputado Ivan Naatz (PL), é inibir casos de estupro de vulnerável. Para isso, caso o pai ou a mãe do bebê tenham menos de 14 anos, o cartório onde a criança for registrada deverá comunicar o nascimento da mesma em um dia útil após o registro, mediante o envio da certidão de nascimento ao Ministério Público Estadual e ao conselho tutelar.

A relatora do projeto, deputada Ana Campagnolo (PL), destacou em seu parecer que a matéria atende ao interesse público ao proteger os direitos da criança e do adolescente.

2 comentários em “Projeto obriga comunicação do nascimento de bebês de pais menores de 14 anos”

  1. Todo nascimento ja nao é? Comissários de Infância ja nao recebem lista de nascidos vivos mensalmente?
    Que diligencias e que providências são tomadas?

    Pode fazer a lei que for, nada mudara com gente cansada que so sabe postar foto de distintivo comprado na loja de caça e pesca, que nunca fez, nem fara, nada de util pelo menos, ja que nao aplicam sequer as multas do ECA.

    Responder

Deixe um comentário