Os prefeitos em Brasília

 

Em busca por uma saída para solucionar as dificuldades para extrair cascalho para recuperação de estradas, os prefeitos da Amures estiveram reunidos ontem, à tarde e Brasília, com o deputado federal Valdir Colatto.  E deverão adotar a chamada Lei Complementar 140 de 2011, também denominada Lei das Competências, que assegura aos municípios autonomia legal para licenciar e explorar as cascalheiras.

 

Minist__rio_agricultura__3_.JPG

A forma como será construída esta solução será discutida num encontro regional dos prefeitos com técnicos dos 18 municípios e a assessoria do deputado Colatto. De acordo com o presidente da Amures, padre Edilson José de Souza, o que levou os prefeitos à Brasília em busca dessa solução é o alto custo das taxas de licenciamento exigidas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma).

 

Prefeitos__2_.JPG

Fotos: Oneris Lopes

“Por cada cascalheira a taxa de licença é R$ 15 mil. É simplesmente impraticável pelas prefeituras”, informou o presidente da Amures. Os prefeitos estão cientes que terão de criar os Conselhos Municipais de Meio Ambiente, os fundos e outras medidas que são prerrogativas para assumir a competência pelas cascalheiras.

 

Minist__rio_agricultura__1_.JPG

Ao todos 13 dos 18 prefeitos da Serra Catarinense estão em Brasília.

 

Deixe um comentário