Lages perdeu um de seus mais influentes líderes políticos, o empresário Osvaldo Uncini

Lamentamos a morte do empresário Osvaldo Uncini que ocorreu nesta tarde de quarta-feira, em sua propriedade em Santa Terezinha do Salto, em um acidentes com a calheitareira. Pelas informações que nos chegam ele teria decido de uma colheitadeira que ainda estava ligada e esta teria passado por cima dele.

Ele teve importante participação na vida política de Lages, tendo sido vereador, presidente da Câmara de Vereadores, secretário do Desenvolvimento Regional (antiga SDR) e candidato a prefeito. Foi uma das principais lideranças do antigo PFL e do atual PSD e um leal companheiro do ex-governador Raimundo Colombo. 

A sua última atuação na política se deu nesta administração de Antônio Ceron, onde atuou como secretáio da Agricultura durante todo o primeiro mandato  e até o início do segundo, quando então decidiu se dedicar apenas às suas atividades, como produtor de grãos. Ele foi também grande incentivador na área da produção agrícola, tendo propriedades muito produtivas em Lages e no Mato Grosso.

Era uma pessoa muito educada e de fino trato. Uma perda para Lages!

O Poder Legislativo Lageano manifesta pesar e transmite votos de condolências aos familiares e amigos enlutados de Osvaldo Uncini, ex-vereador e presidente da Câmara de Lages, falecido nesta quarta-feira (31 de maio), aos 78 anos. Ele foi casado com Terezinha Manfroi e deixa dois filhos: Isabel Cristina e Paulo Roberto.

Nascido em 8 de janeiro de 1945, Osvaldo Uncini é natural de Passo Fundo (RS). Filho de agricultores, passou a infância e a adolescência na cidade gaúcha de Mato Castelhano. Veio para Lages aos 17 anos e sua primeira ocupação foi como motorista, a qual exerceu até 1969. A partir daí, se dedicou à agricultura, sendo pioneiro no cultivo de arroz irrigado na região, além de plantar trigo e soja, tornando-se um dos maiores produtores de grãos da Serra Catarinense.

Ingressou na vida política nos anos 1980, como membro do Partido da Frente Liberal (PFL). Foi eleito vereador na 11ª (1989-1992) e na 12ª Legislatura (1993-1996) da Câmara de Lages, ocupando a presidência do Legislativo entre janeiro e agosto de 1995. Foi idealizador da Escola Itinerante e um grande defensor da área rural. Uncini também foi presidente da Cooperativa Agropecuária do Planalto Serrano (Cooperplan), secretário municipal de Agricultura e secretário de Desenvolvimento Regional (SDR) em Lages.

Em 7 de dezembro de 2010, Osvaldo Uncini, conhecido pelos amigos como Tajabeco, foi agraciado com o título de Cidadão Lageano. Na ocasião, demonstrou seu amor pela cidade que escolheu viver. “Lages é a minha pérola. Algo bonito e valioso com a qual se presenteia alguém que queira bem. Estimo acima de tudo o carinho e a simpatia da gente lageana, uma impressão que aumenta a cada conversa, a cada visita, a cada momento que vivo aqui. Se pátria é onde vivemos bem, Lages é a minha pátria”, exaltou.

Deixe um comentário