Bom Retiro completou ontem, 90 anos de emancipação política e administrativa.
Na programação comemorativa constava passeio ciclístico, cavalgada, almoço livre (carreteiro) com costelaço e shows em praça pública.
Fotos de Oneris Lopes
Explicou o prefeito Albino Padilha que a festa foi tímida, porque os preparativos foram de última hora. “Não fizemos o que gostaríamos, mas o que foi possível de se realizar. No próximo ano pretendemos uma festa com programação mais intensa e merecedora de toda nossa comunidade”, declarou.
Maior produtor de mel de Santa Catarina com volume médio anual de 340 toneladas, Bom Retiro responde sozinho por mais de 5% da produção catarinense estimada em 6 mil toneladas/ano. Dos quase 30 mil apicultores do Estado, apenas 90 estão em Bom Retiro.
Compra consorciada
“Temos uma estrutura econômica considerável, mas o que preocupa hoje é a recuperação da malha viária. São mais de 1.200 quilômetros de estradas que cortam 15 comunidades e os acessos bem conservados são nosso desafio, porque as máquinas estão sucateadas”, desabafou o prefeito.
A secretária executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza participou da programação dos festejos de Bom Retiro e conversou com o prefeito Albino Padilha para participar de compra conjunta de máquinas via Consórcio de Meio Ambiente e Saneamento (Cisama). A proposta é reunir as demandas dos municípios e com isso baratear custos através da compra consorciada.