Estiagem traz prejuízos na produção dos municípios da Serra

Foto: São Joaquim Online

Na segunda-feira a prefeita municipal Mariza Costa e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Théo Piucco, participaram de uma reunião emergencial na Casa da Cultura em São Joaquim, juntamente a Associação de Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina – AMAP, Epagri e as Prefeituras de São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urupema, a pedido da Diretoria da AMAP, após os associados relatarem diversos danos em pomares e também pastagens na região de abrangência da AMAP, a reunião teve como objetivo discutir soluções sobre o impacto da estiagem na Agricultura. Só em Urubici se prevê um prejuízo de R$ 14 milhões.
Estiveram presentes na reunião os prefeitos, secretários dos municípios que participaram da reunião e autoridades das demais entidades. Todos relataram a situação de seus municípios e ouviram os agricultores.
A Prefeita Mariza Costa destacou que a estiagem tem prejudicado tanto a produção de frutíferas quanto a de hortaliças. A pecuária tem sido outro fator afetado, a produção de leite está sendo uma das mais prejudicadas, já que a produção de milho não está se desenvolvendo como deveria, “são prejuízos irreversíveis”, destaca a prefeita Mariza.
Hoje o secretário de Agricultura, juntamente a EPAGRI, visitará diversas regiões do município para elaboração do laudo de estimativa de perdas pela EPAGRI. A expectativa é que, com os diversos municípios da região decretando situação de emergência, o governo do estado olhe com atenção para os produtores rurais da região serrana. Por isso, a prefeita Mariza decretará nesta semana, situação de emergência em decorrência da estiagem prolongada que já afetou diversos cultivos na região.
A gestão de Urubici fará a sua parte para que os agricultores tenham um registro oficial da estiagem que atingiu o município. 

Deixe um comentário