Governo avalia os contratos

 

Foram avaliados os cinco maiores contratos de cada gestor e também o de Tecnologia de Informação no encontro do colegiado realizado hoje, em Lages.

 

As reduções mais significativas se referem a transferências de entidades que hoje pagam aluguel para prédios próprios do poder público estadual.

 

colegiado3.jpg

Foto: Neiva Daltrozo

 

A apresentação dos contratos da Celesc por seu presidente, Antônio Gavazzoni, obteve destaque. Os contratos da empresa tiveram redução de cerca de 50% nos valores. “É possível reproduzir esse resultado e também fazer gestão de pessoal em todos os órgãos presentes aqui”, afirmou o presidente.

 

 

A Casa Civil é outro exemplo. Conseguiu reduzir em cerca de R$ 500 mil reais seus gastos com os maiores contratos da secretaria.

Todas as entidades que formam o Governo, representadas por 78 gestores, apresentaram alguma iniciativa para reduzir custos. A Polícia Civil, por exemplo, vai eliminar um de seus cinco maiores contratos ao mudar seu Comando Central do imóvel que hoje é alugado para outro de propriedade do Estado, que será cedido, gerando uma economia de cerca de R$ 1 milhão por ano.

 

 

Corte nas compras

 

Na reunião do colegiado, Filipe Mello apresentou a ferramenta criada pela secretaria do Planejamento, plataforma inédita no país permite aos gestores públicos catarinenses compararem com os gastos de outros Estados.

Por meio do painel, é possível identificar em quais itens o Estado paga um preço superior ao do mercado e renegociar com o fornecedor ou abrir uma nova licitação para passar a pagar “um preço justo pelo produto”, disse o governador Raimundo Colombo.

 

Próximas ações

 

Na próxima terça-feira, 17, o governador Raimundo Colombo lança o projeto que fará a coordenação de todos os grandes investimentos que serão realizados no Estado, acompanhando a aplicação dos financiamentos obtidos junto ao BNDES, BID e outros órgãos para garantir a efetividade dos recursos aplicados.

E a próxima reunião de prestação de contas já tem pauta: serão discutidas as folhas de pagamento e também apresentados os cinco principais projetos de cada órgão, selecionados pelo próprio gestor.

Deixe um comentário