Bombeiros em treinamento

 

 

 

 

O exercício anual de certificação da Força Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está acontecendo agora pela manhã, em Lages (5° Batalhão), nas proximidades do aeroporto Antônio Correia Pinto Macedo.

A ação de combate a incêndio florestal, conta com uma simulação de emprego de agentes supressantes em floresta artificial. Todo o teatro de operações foi preparado pela Coordenadoria de Combate a Incêndios Florestais, com apoio de empresas privadas.

Serão ativadas, mobilizadas e empregadas seis diferentes equipes de Forças Tarefa do CBMSC, oriundas de Lages, Curitibanos, Florianópolis, Criciúma, Canoinhas e Chapecó. Ao todo são cerca de 100 bombeiros militares, 18 viaturas tipo 4×4, um ônibus Auto Posto de Comando (APC-01) e uma aeronave helicóptero. Será instalado um acampamento nos moldes do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG, sigla em inglês) com 72 barracas individuais e barracas maiores para a realização de instrução técnica de uso de agente supressante, sala de imprensa, locais de alimentação e ativação do Sistema de Comando de Operações na APC-01.

De acordo com o subcomandante-geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira, toda a ação objetiva não só a certificação das Forças Tarefa, mas o treinamento constante das tropas para que possam agir de maneira eficiente em ocorrências de grande vulto.

Deixe um comentário