
As constantes quedas de energia nas áreas urbana e rural de São José do Cerrito, na Serra Catarinense, foram tema de uma reunião realizada na sexta-feira (9), que contou com a participação de representantes das Centrais Elétricas de Santa Catarina SA (Celesc), do governo municipal de São José do Cerrito e do deputado Marcius Machado (PL).
Além do deputado, participaram do encontro virtual o vice-prefeito do Cerrito, Leonardo Garcia Heinzen, o gerente do Núcleo Planalto da Celesc, Gladimir Jeremias, o supervisor de Operação da Distribuição da Celesc, Flávio Marcos de Melo Pereira, e o supervisor de Projeto e Construção da estatal, Cairo da Silva Lesse.
Gladimir Jeremias ressaltou que parte da queda de energia acontece devido a intempéries climáticas ou eventos aleatórios (como danos na rede elétrica), e que também estão acontecendo desligamentos programados devido às obras de melhorias que acontecem simultaneamente na rede do interior do município.
A Celesc Distribuição está investindo em ampliações e melhorias no fornecimento de energia elétrica em toda a região serrana. Para o município de São José do Cerrito algumas obras já estão em andamento. Entre a localidade de Boa Parada e Canoas estão sendo executadas duas obras. A primeira, já em fase de conclusão. Outra obra é a mudança de monofásica para trifásica de 11 km da rede que passa pela BR-282, também em fase de conclusão.
Visando melhorar as condições de atendimento das comunidades de São José do Cerrito localizadas na rodovia que interliga a BR-282 à Curitibanos, encontra-se em fase de licitação a reforma, interligações e melhorias da rede desde as mediações do Rio Canoas até a localidade de Boa Parada.