O debate será realizado em três blocos com cinco rodas de conteúdo, com o primeiro dedicado às apresentações e o último às considerações finais. Já nos três principais, de conteúdo, a mecânica funcionará da seguinte maneira: no primeiro, os candidatos fazem perguntas uns aos outros, com temas sorteados pela Rádio Clube. No segundo, jornalistas e representantes de entidades da sociedade civil de Lages escolhem o assunto e perguntam aos candidatos. E no terceiro bloco de conteúdo, os candidatos novamente selecionam outro para o embate, mas com tema livre. O formato será em pergunta/resposta/réplica/tréplica.
Ioton Neto afirma que a estrutura do debate foi feita de forma isonômica. “Tivemos todo cuidado para respeitar a legislação eleitoral. As coligações participaram de uma reunião prévia para conhecer todas as regras e como será a mecânica do evento”, explica Neto. “Mais do que nunca, precisamos ser imparciais e apenas mostrar ao eleitor as propostas dos seis candidatos ao executivo de Lages. Com o debate conseguimos contribuir para formar a opinião do cidadão para uma escolha coerente no dia do pleito”, completa.
Segundo Celeste Basquerote, diretor geral da Rádio Clube de Lages, a estrutura do evento foi pensada na segurança dos candidatos e jornalistas presentes, devido à pandemia da Covid 19: “Estamos preocupados com as regras de segurança sanitária por conta da doença. O evento será realizado no Espaço i9, na matriz do SCC. É um local maior e dessa forma conseguimos respeitar o distanciamento entre os candidatos e todos eles estarão usando máscaras”, destacou.
O presidente do Sistema Catarinense de Comunicações, Roberto Amaral, reforça a importância do evento: “O debate é um compromisso nosso com os lageanos. É a oportunidade para que o eleitor tenha acesso às propostas e ao plano de governo de cada candidato. Enquanto veículo de comunicação é dever da Rádio Clube de Lages levar informação até o eleitor para que no dia 15 de novembro faça uma escolha consciente, afinal de contas o futuro dos próximos quatro anos da cidade está na mão dos eleitores.”
O debate será transmitido na frequência 98.3 FM e nas páginas da Rádio Clube de Lages no Facebook e Youtube. O debate será transmitido para pelo menos 32 municípios da região do planalto serrano e parte do Rio Grande do Sul, com um alcance médio de meio milhão de pessoas que poderão ouvir pelas ondas do rádio, além do conteúdo nas plataformas digitais.