Prisão de Elizeu Mattos é definitivamente revogada no STF

Na tarde de terça-feira (03) a 2ª Turma do STF negou o recurso impetrado pelo Ministério Público para derrubar a decisão do Ministro Gilmar Mendes, que em 13/12/19 concedeu habeas corpus e revogou a ordem prisão preventiva de Elizeu Mattos, ex prefeito de Lages/SC (MDB).
Com isso, Elizeu seguirá em liberdade e só poderá ser preso se sua condenação for confirmada, pois existem recursos ainda em trâmite. Os Advogados de Elizeu disseram ser impossível que a condenação seja mantida.

A prisão do ex-prefeito havia sido decretada em 05/11/2019 pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, mas nem chegou a ser cumprida (Elizeu estava tratando problema de saúde). Os Advogados de Elizeu ajuizaram um habeas corpus no STJ, que teve liminar negada. Contra a decisão do STJ, a Defesa de Elizeu entrou com habeas corpus no STF e em 13/12/19 o Ministro Gilmar Mendes revogou a decisão do Desembargador Ernani Guetten, relator do caso no TJ, por considerar que ela causava “constrangimento ilegal manifesto”, violava a Constituição e que não tinha fundamentação concreta.
Depois disso, em 19/12/19 novamente o STF confirmou essa decisão. Agora, na terça 03/03, veio a terceira decisão do STF que mais uma vez reconheceu que não existe fundamento algum para mandar prender preventivamente Elizeu Mattos. A decisão ainda não foi publicada, mas consta no site do STF que a 2ª Turma do Supremo, por maioria, negou provimento ao agravo regimental do Ministério Público Federal. No recurso, o MPF alegava que a decisão do TJSC estaria correta e que Mattos deveria ser preso.
Mas não foi o que entendeu o STF. Os Ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram por manter a revogação da preventiva por ser ilegal e sem fundamentação.

Houve voto vencido do Ministro Edson Fachin, que não alterou o resultado. Assim, a decisão do TJSC foi revogada, agora definitivamente.
Consultados sobre o fato de o Ministério Público ter recorrido, os Advogados de Elizeu disseram que “é normal, toda decisão está sujeita aos recursos previstos na Constituição e no Código de Processo. Fala-se muito que Advogados recorrem bastante e isso é muito criticado injustamente, inclusive houve críticas descabidas no processo pelos recursos que a Defesa ajuizou, mas aqui temos o caso em que o Ministério Público é que recorreu, situação absolutamente normal. Defesa ou Ministério Público recorrer é normal, é o ‘due process of law’. Mas o fato é que o recurso do Ministério Público não tinha como ser acolhido, pois a decisão que decretou a prisão foi sem fundamento, baseou-se num jogo de palavras vazias e incompatíveis com a Constituição. Quem disse isso foi o STF no habeas corpus. E era nítido que o STF revogaria a prisão. E mais nítido ainda que o STF negaria o recurso do Ministério Público. A soltura de Elizeu é definitiva, justiça foi feita, pois nunca houve motivo para prisão”.
Sobre o processo e a condenação de 31 anos imposta a Elizeu, os Advogados disseram que respeitam todas as decisões judiciais, “mas não há prova de corrupção ou de qualquer crime por parte de Elizeu, muito pelo contrário. O Tribunal de Contas fez uma longa investigação e concluiu que na gestão de Elizeu na SEMASA não houve fraude, não houve nenhum prejuízo aos cofres públicos, não houve desvio de recursos, não houve superfaturamento, o contrato emergencial estava devidamente justificado, absolutamente nada criminoso. E sem fraude, cai por terra a acusação de que teve favorecimento à empresa contratada pela SEMASA. O delator falou em audiência que nunca teve esquema pra fraudar a escolha da empresa pra prestar os serviços, bem como disse que fez a delação e que tava pagando multa de mais de 1 milhão de reais pra poder sair da cadeia, pois não aguentava ficar preso e ver seu filho preso. Essa é a prova, que de prova, não tem nada.”
Por fim, os Advogados afirmaram que “há muitas ‘lendas’ sobre esse processo, erros gravíssimos em decisões e muita “fake news”, que estão sendo desconstruídas. Hoje o STF analisou um dos temas e uma das ilegalidades do processo, que era sobre a prisão. No momento adequado, as instâncias competentes analisarão as demais questões, e temos convicção que essa injusta condenação será desfeita”.
O processo no STF é o HC n. 179467 e foi ajuizado pelos Advogados Marlon Bertol e Wilson Knoner Campos, que trabalham na Defesa de Elizeu Mattos.

13 comentários em “Prisão de Elizeu Mattos é definitivamente revogada no STF”

  1. Este tem pago um preço alto por aquilo que ele não fez. Quem o conhece sabe disso, vive uma vida super modesta, tem um carro que de tão velho para mais na oficina do que em casa. O advogado falou tudo, muita gente dando pitacos sobre o processo sem ter o mínimo de conhecimento.

    Responder
  2. Não fez ? Você conhece em detalhes o processo Eduardo? Você conhece todas as provas e depoimentos contidos? Então como que vc afirma que ele não fez? Ninguém é preso e condenado em 1ª e 2ª instância por nada.

    Responder
  3. O processo hoje é acessível, pois estava até pouco tempo em sigilo da justiça. Eu procurei dar uma olhada, li a parte das alegações e não vi nada que desabone a conduta do ex prefeito, é muita ilação é suposições, mas nada de provas. Mas pode ter passado alguma coisa que eu não vi, por isso convido os amigos que acessem o processo e vejam se encontram alguma prova, não ilações, mas sim provas.

    Responder
  4. Na época de sua prisão, eu quis apostar com um velho maluco de Urubici dono de uma padaria na capital. que ele não seria preso, o velho retrucou como bom serrano, eu não ganho dinheiro fácil e não apostou. Se eu levasse avante a aposta ganharia, um dinheirinho.

    Responder
  5. Podem escapar da justiça,porém jamais serão respeitados pela sociedade honesta desse Brasil,claro que ainda existe gente q cria como estimação esse tipo de gente,fazer o q,tem gosto pra tudo

    Responder
    • Não conheço os detalhes do processo. Mas conheço o caráter honrado de sua Família. Entendo que , diante da sujeira nascional , permeada por corrupção envolvendo bilhões…não é casa para 25 anos de prisão. Palhaçada! Se cometeu erros, que pague de forma justa. Seu sofrimento, até agora, já restituiu a devida falta. Cadê os demais? Que eu saiba ele não asfaltou sua estrada até a fazenda, RRRssss, até porque não a possue! Justiça é o necessário! Vingança política e para seres vil! SÓ!
      Obrigada 🙏pelo espaço!

      Responder
  6. O mdb de Dirceu Carneiro e LHS, é um partido de tradição. Estadistas estão em falta atualmente. O que se tem hj são políticos cada vez menos comprometidos com o desenvolvimento da Serra Catarinense.

    Responder
  7. Correção: Não conheço os detalhes do processo. Mas conheço o caráter honrado de sua Família. Entendo que , diante da sujeira nacional , permeada por corrupção e envolvendo bilhões…não é caso para 25 anos de prisão. Palhaçada! Se cometeu erros, que pague de forma justa. Entendo que seu sofrimento, até agora, já restituiu a devida falta. Cadê os demais? Que eu saiba ele não asfaltou sua estrada até a fazenda, RRRssss, até porque não a possue! Justiça é o necessário! Vingança política e para seres vil! SÓ!
    Obrigada 🙏pelo espaço!

    Responder

Deixe um comentário