
O Campo Experimental de Piscicultura da Serra Catarinense, na antiga Estação de Piscicultura, do Ibama, em Painel, começa o ano de 2020 completamente parada, sem atividade.
De acordo com o responsável, o pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Lages, Vilmar Francisco Zardo, há no local algumas espécies como carpa, jundiá e truta, apenas para manter o mínimo funcionamento, mas sem nenhuma finalidade ou projeto. Em agosto de 2017, o Estado, através da Epagri, assumiu o controle da Base Avançada, localizada em Painel, após acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
No ano passado, a Presidente da Epagri, Edilene Steinwandter esteve conhecendo o local. Ocasião em que manteve reunião com dirigentes da Secretaria de Agricultura e Pesca de Lages, e representantes da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).
Em comum acordo, ficou definido que deveria ser feito um relatório especificando a real importância da Estação para a produção de peixes na Serra Catarinense. Tal documento foi redigido pelo pesquisador Vilmar Zardo e enviado à diretoria da Epagri, no final de 2019. “De posse desse documento, o que se sabe é de que as providências estão sendo tomadas”, afirma Zardo.