Criado a partir da última manifestação contra a mudança do atendimento infantil do Hospital Serra do Bem para a UPA 24h o Movimento Fiscaliza já está atuando em Lages e dele fazem parte estudantes de direito, enfermeiros, mães e avós. Estas pessoas que o integram estiveram no ato de protesto em frente ao Hospital Infantil, foram posteriormente até a 14ª Promotoria do Ministério Público e foi ali que decidiu-se pela criação do movimento, com o objetivo de cobrar e fiscalizar o atendimento à saúde em Lages, de forma a torná-lo mais humanizado.
E neste meio tempo já foram levados ao Ministério Público várias denúncias documentadas que vão muito além da questão infantil. Cobra, por exemplo, cirurgias eletivas atrasadas, falta de atendimentos para os altistas e inúmeras outras questões negligenciadas pela estrutura pública. Muitas destas mães que integram o movimento também dão testemunhos de atendimentos negados ou problemas de acesso ao sistema.
Observam as lideranças que o movimento está buscando agora uma série de demandas, que vão desde o processo seletivo, às contratações da área, os motivos da falta de profissionais, especialmente médicos, e não apenas no âmbito do município, mas também no estado. Caso do Hospital Tereza Ramos. O argumento destas pessoas que compõem o movimento é de que as ouvidorias, tanto da prefeitura como do governo do estado não funcionam. E, sempre que a prefeitura é chamada para apresentar informações no Ministério Público apresenta números e situações que não fecham com a realidade.
E é justamente isso que o Movimento Fiscaliza irá fazer: confrontar estes dados. Acho extremamente importante que a comunidade se organize e representem estas pessoas que isoladamente não têm voz e muitas vezes desconhecem os acesso ou canais que possam levar suas reclamações até aos responsáveis. E quanto chegam, como são situações isoladas, acabam sendo ignoradas. O que o movimento Fiscaliza quer é respostas. A grande verdade é que, quem deveria representar a comunidade, que seriamos vereadores, hoje já não representam ninguém a não ser eles mesmos e atendem unicamente seus interesses.
Parabéns ao movimento. Terá muito trabalho em |Lages.