Focados nas eleições de 2020, o MDB-SC e a Fundação Ulysses Guimarães promovem mais um encontro macrorregional para capacitação de pré-candidatos a prefeitos e vereadores, neste sábado (26) em Correia Pinto. O presidente estadual do partido, deputado federal Celso Maldaner, e lideranças emedebistas da Serra catarinenses estarão presentes.
– Estão sendo encontros bem produtivos, com conteúdo e muito aprendizado para quem pensa em concorrer a algum cargo eletivo. Além disso, estamos conseguindo movimentar as mulheres do nosso partido e que serão protagonistas em 2020 – comenta a presidente do MDB Mulher-SC, Dirce Heiderscheidt.
Estão previstos ainda encontros no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e região do Contestado, culminando com a convenção estadual do MDB Mulher e a JMDB em Florianópolis, em dezembro.
As emedebistas já são maioria entre as catarinenses que venceram nas urnas em 2016, com oito (um terço) das 24 prefeitas e 136 (35%) das 389 vereadoras. Na Assembleia Legislativa, a legenda conta com a deputada com maior número de mandatos (quatro) e coordenadora da bancada feminina, Ada de Luca.
No Senado, Ivete Appel da Silveira é suplente.
O partido é também o que reúne o maior número de eleitos com idade entre 19 e 34 anos: nove prefeitos e 141 vereadores.
A lista inclui o chefe do Executivo e o parlamentar municipal mais jovens de Santa Catarina, Miguel Volkweis e Filipe Schmitz, que tinham 28 e 19 anos quando venceram em Princesa e em Antônio Carlos.
Em Florianópolis o MDB já não existe mais, só na serra que estes cadáveres sobrevivem a custa da ignorância do povo.