O comando da Polícia Militar está atento pois sabe da responsabilidade por manter a ordem a segurança das pessoas de fora que vem para Lages na festa do Pinhão e também da população local. Para continuar o serviço de prevenção e atendimento das atividades rotineiras da PM, segundo o comandante Tenente Coronel Alfredo Nogueira dos Santos receberá reforço em seu contingente.
A exemplo do que ocorre na Operação Veraneio em que policiais daqui são deslocados para o litoral, na Festa do Pinhão virão policiais de fora para ajudar a fazer a segurança. Antes mesmo do evento já está sendo feita uma varredura com mais de 120 mandatos de prisão em aberto para tirar alguns marginais de circulação.
Além do contingente policial, o sistema de videomonitoramento igualmente será reforçado na praça do terminal, onde está o Recando do Pinhão, dentro e no entorno do parque. Dentro do parque, além de PMs também são contratadas empresas de segurança. O local mais vulnerável acabava sendo o entorno do parque que está agora sendo reforçado com as câmeras. Este é um componente muito importante para o sucesso do evento, pois se a festa estiver alimentando as páginas policiais, acaba por fazer com que as pessoas pensem duas vezes ao planejar sua visita ao evento. Felizmente a PM tem esta preocupação e responsabilidade desde sempre, visto que o número de ocorrências registradas no período é insignificante.
A menos que haja ai uma política em que se omita tais registros. Algumas pessoas chegam a considerar esta possibilidade. Mas não creio nisso porque com a rapidez com que as informações circulam torna-se difícil esconder tais fatos. Temos mais é que parabenizar nossa polícia e torcer para que a segurança na Festa do Pinhão seja um dos pontos altos do evento.