
Gustav August Walter Dachs nasceu em 25 de abril de 1900 em Leipzig, na Alemanha. Filho primogênito de uma família de sete filhos teve acesso a uma educação privilegiada, com uma vasta cultura geral. Veio para o Brasil, aos 24 anos de idade, num navio.

O juiz Silvio Orsatto (E) foi quem intemediou a doação
Fluente em sete idiomas foi seminarista na região de Rio Negro/PR – Mafra/SC, mudando-se depois para Lages, onde, aos 42 anos, casou-se com Leonida Krieger, na época com 25 anos de idade, conhecida e respeitada em Lages como Diretora da Escola Normal Vidal Ramos. E foi ela que o incentivou e apoiou nos estudos sobre Lages e a Genealogia.
Entre os anos de 1960 e 64, o Professor Dachs escreveu uma série de artigos para o jornal Guia Serrano, muitos deles sobre o cotidiano lageano e suas famílias. Trabalho este que foi interrompido pelo seu precoce falecimento, em julho de 1964, aos 64 anos de idade.
Todo o seu acervo particular ficou em posse da família. E agora, quase 55 anos após seu falecimento, sua neta Letícia Muniz – atualmente residindo no estado do Espírito Santo – entrou em contato com representantes do IHGL e da Fundação Cultural de Lages para formalizar a cessão da documentação, que chega perto dos 95 quilos.
Na tarde desta terça-feira (26), o superintendente da FCL Giba Ronconi, o presidente do IHGL, Cláudio Rodrigues Silveira, e funcionários do Museu realizaram a abertura das caixas com o material histórico de Walter Dachs.