Upa contará com apenas um especialista em sua equipe

Upa_1_e1535544023859.jpg

Esta semana fomos informados que o início do funcionamento da UPA só irá acontecer no ano que vem embora as obras estejam concluídas neste mês de novembro.

É que será necessária a licitação de 3 mil itens, entre móveis e equipamentos. A secretária da Saúde, Odila Waldrich lembra que as obras já eram para terem sido entregues, mas a empresa construtora pediu um aditivo de prazo por conta de algum material que não veio a tempo.

Ela aproveitou para informar que a UPA contará com atendimento básico para adultos e especializado na área da pediatria, dando suporte ao Hospital Seara do Bem.

Munic__pio_volta_a_oferecer_cirurgias_ginecol__gicas_pelo_SUS.jpg

“A estrutura será do tipo 2, portanto não teremos recursos para manter uma equipe de especialistas. Casos mais graves serão atendidos prontamente pelos clínicos gerais e encaminhados conforme a especialidade para os hospitais”, diz Odila. Isso nos causou alguma surpresa porque as UPAs concebidas pelo governo federal previa que contassem com uma equipe permanente com pelo menos quatro especialistas. Odila garante que isso foi alterado.

Nem os recursos que serão repassados pela União comportam uma equipe de especialistas deste porte. Será mantida apenas uma especialidade que é de pediatria, cuja emergência hoje é feita unicamente pelo Hospital Infantil. Assim, as emergências em trauma, AVCs e cardiológicas continuarão a ser feitas no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. As emergências na área da ginecologia e geriatria ficam no Hospital Tereza Ramos.

7c3b915698c5a71e0d2d03ebfecea677.jpg

A vantagem da transferência do pronto atendimento é de que, na UPA há espaço para melhorar o serviço oferecido. Temos de lembrar que nem o Raio X que foi cedido pelo Hospital Tereza Ramos ao Tito Bianchini pode ser colocado em funcionamento porque a rede elétrica não comportava mais esta sobrecarga. Embora tenha sido instalada uma sala especial para receber o aparelho. O que esperamos é que não seja apenas a transferência, pura e simples, do pronto atendimento, mas que, de fato, melhore a qualidade do serviço oferecido à população.

Deixe um comentário