Aeroporto de Jaguaruna será refeito e Lages fica com dois aeroportos de porte tímido

Os Aeroportos de Jaguaruna, Correia Pinto e São Joaquim

 

A proposta apresentada, essa semana, pelo governo de Santa Catarina para Jaguaruna, não é de ampliação aeroportuária. É o de construção de um aeroporto completamente novo! A pista de 2.500m passará para 3.500m. A largura da pista de 30m, que já é estreita para os padrões atuais, passará para 60m como nos aeroportos internacionais modernos (3.500 x 60m). O voo por instrumento GPS deverá ser complementado com o sofisticado ILS. Na verdade, serão dois conjuntos ILS, um para cada cabeceira. A resistência do piso deverá suportar 400 toneladas ou PCN 85, do inglês, Pavement Classification Number.

Acredito que o governador do estado deveria usar esse esforço e futura verba proposta de Jaguaruna para concluir definitivamente o aeroporto de Correia Pinto. Depois de anos e milhões gastos, a pista construída em Correia Pinto é de apenas 1.600m, ou seja, para turboélices de 70 passageiros. Construiu-se apenas 70m a mais que o do aeroporto de Lages. A Serra necessita urgentemente de um pista/aeroporto para receber, sem restrição operacional, os jatos regionais da segunda geração que acomodam 144 passageiros em média. Correia Pinto precisa pista de 2.200 x 45m! Também não adianta construir pista de 1.300m como a de São Joaquim, porque um turboélice de 70 passageiros necessita 1367m para decolar ao nível do mar, e muito mais em cima da serra. Observo que tanto Correia Pinto quanto São Joaquim ainda não possui voo por instrumento GPS como no aeroporto de Lages. A previsão para a instalação do GPS nesses aeroporto ainda não tem data definida.

Se a região de Joinville, Jaraguá, Blumenau, Navegantes e Chapecó são os maiores exportadores do estado, porque esse investimento em Jaguaruna, uma vez que, tem também administração aeroportuária por empresa privada? 

Um fato que chama a atenção é o anúncio recente do governo federal de tornar o aeroporto de Navegantes, o maior polo integrado de logística da região sul, englobando os modais aéreo, marítimo e rodoviário. No quesito aeroporto de Navegantes, o governo federal promete uma nova pista de 2.800m de comprimento. 

Se Jaguaruna e o Estado de Santa Catarina querem crescer e tornar o aeroporto de Jaguaruna um aeroporto internacional de carga, precisam de sócios capitalistas e gestores com experiência internacional para esse investimento básico de R$ 850 milhões de reais.

Não sou contra nenhum aeroporto. Somente acho que devemos concluir as obras em andamento com a infraestrutura e a tecnologia do século 21, antes de nos lançarmos em outros empreendimentos. Principalmente agora, quando de discute a privatização de todos os aeroportos nas capitais e mais uns 30 em cidades médias. O erário bem administrado e aplicado em obras essenciais de transporte, com certeza, trará um retorno superior ao estado de Santa Catarina.

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Foto, comparativo de tamanho entre um jato regional de 66 lugares e o Airbus A320 de 174 passageiros e os cargueiros Boeing B757, Airbus A330 e Boeing B777 que Jaguaruma pretende receber. Finalmente, o Airbus A380, maior aeronave de passageiros.

Saudações,

Claudio Lemes Louzada

Quem é ele?

Cláudio é consultor para o Modal Aéreo e Administrador de Aeroportos Regionais 

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