Ceron foi pedir apoio dos empresários

 

Forum.jpg

Na sexta-feira (24), o prefeito Antônio Ceron, o vice Juliano Polese e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Mário Hoeller de Souza (Marião), estiveram reunidos com o Fórum das Entidades de Lages.

Forum2.jpg

Fotos: Greik Pacheco

Foi o prefeito Ceron que solicitou o encontro: “Senti a necessidade de expor nossas ações nestes primeiros dois meses de trabalho e também para ouvir e pedir apoio sobre encaminhamentos importantes para a cidade”, explicou Ceron. Alguns dos temas abordados:

 

ponto.jpgSobre ajuda à Expolages: “Temos eventos importantes como a Expolages, mas não poderemos ajudar com dinheiro, pois a prioridade é colocar a casa em ordem, mas isso não significa que não seremos parceiros para viabilizar o evento”.

ponto.jpg Com a redução do número de funcionários comissionados o município já conseguiu gerar uma economia de R$ 680 mil mensais. Além de convocar os concursados aprovados, também deve se adequar a determinação judicial para reduzir o número de contratados.

ponto.jpgExplicou também a decisão de fazer com que a Semasa atue de fato como uma autarquia. Desde janeiro, a Secretaria passou a ter autonomia para investir toda a arrecadação em obras de melhorias no sistema de abastecimento de água e da rede de esgoto.  Citou como exemplo, a necessidade da construção de novos reservatórios e ampliação da estação de tratamento de água, que foi projetada para ter uma vida útil de 30 anos e opera há 35.

ponto.jpg   Apesar das dificuldades financeiras, o município está dando continuidade às melhorias na área de infraestrutura. Grandes obras como o Complexo Ponte Grande, Revitalização do Centro e do Mercado Público, Avenida Nossa Senhora da Penha foram retomados pela atual gestão que precisou fazer a readequação dos projetos. 

ponto.jpgDe acordo com o prefeito, ele também já solicitou o projeto de construção do Centro Administrativo, no terreno que fica ao lado da rodoviária.

ponto.jpg   Para promover o desenvolvimento econômico e a geração de novos empregos, o município está em busca de soluções e parcerias com o setor privado. Um exemplo é a intermediação, junto ao governo do Estado e outros órgãos envolvidos, para manter o funcionamento da Usina de Cogeração Lages UCLA (biomassa), que pertence a Engle Brasil Energia, antiga Tractebel.

ponto.jpgEm relação ao futuro do “Lages Business Park”, o prefeito pediu aos representantes do Fórum que manifestassem seus posicionamentos sobre dar ou não continuidade ao projeto, com a preocupação sobre o retorno que o empreendimento trará ao município, considerando os altos investimentos públicos que devem ser feitos no local. O assunto ainda deve ser discutido em outras reuniões. 

ponto.jpgReafirmou sua preocupação com a qualidade do atendimento aos cidadãos. Uma sugestão que partiu do Fórum para resolver ou reduzir a falta de alguns equipamentos seria a prefeitura apresentar as demandas ao Ministério Público, que já costuma reverter os valores arrecadados com as multas de Termos Circunstanciados, para ações sociais.

 

Deixe um comentário