Saiba quais são as mudanças que a Diretran pretende fazer no trânsito de Lages

 

Nos próximos quatro anos a prefeitura pretende fazer mudanças arrojadas no trânsito de Lages.

O prefeito Antonio Ceron autorizou à Diretran contratar um engenheiro de tráfego para se dedicar ao assunto cientificamente conforme preconiza a lei.

A Diretran irá executar determinadas iniciativas, previstas no estudo realizado pela Profuzzy há cerca de cinco anos com projeção do trânsito para os próximos 30 anos.

JacintoBet.jpg

O diretor de Trânsito, Jacinto Bet, aponta que somente a primeira etapa do estudo foi iniciada, com a implementação de alterações na rua Lauro Müller e a construção da ponte das ruas Anastácio da Silva Mota – Caetano Vieira da Costa.

ponto.jpgNo pacote de melhorias está o recapeamento de vias, desvio de tráfego, retirada de rótulas e recolocação de outras e perda de pontos de estacionamento.

ponto.jpgAs mudanças já começaram: Na avenida Luis de Camões está sendo desativado um semáforo, após o Hospital Infantil Seara do Bem, a ser transferido para o cruzamento das ruas São Joaquim e Sete de Setembro. A rua Hercílio Granzotto voltará a ser de mão dupla, a pedido da população. As mudanças haviam ocorrido devido às obras das marginais da BR-282.

ponto.jpgO prefeito Antonio Ceron já assinou o decreto de retorno da rua Rui Barbosa ao sistema de estacionamento rotativo.

ponto.jpgA rótula das ruas Marechal Floriano e Deodoro da Fonseca, Afonso Ribeiro e Santa Cruz, passará por um novo direcionamento. Para melhorar o deslocamento dos ônibus, as ruas Santa Cruz e Monte Castelo (pontos de estacionamento pelo menos de um lado serão eliminados, com pista de quatro metros) terão sentido invertido, em vez de subida será descida, em que os veículos passarão até cruzar a Otacílio Vieira da Costa em direção ao antigo Mercado Público, saindo na Carahá e acessando o Terminal pelos fundos, em um novo contorno, na direita livre.

ponto.jpgPor sua vez, o sentido da Afonso Ribeiro mudará para subida, na Praça Joca Neves.  Rótulas e canteiros de direcionamento serão instalados. Está em estudo questões de mudanças na rua de acesso ao Supermercado Klöppel acerca da manutenção de mão dupla ou mudança para contramão para evitar-se invasões de pista.

 

transito4.jpg

ponto.jpgAté o final deste ano a ideia é implantar um binário no sentido de descida da rua Frei Gabriel, até a rótula com a rua Frei Justino. Serão utilizadas quatro pistas de rolamento (duas de subida e duas de descida), pois as laterais de estacionamento serão eliminadas. No sentido de descida, do lado direito, haverá uma canaleta para uso exclusivo de embarque e desembarque de alunos do colégio Santa Rosa de Lima. Portanto, as pessoas que devem descer sentido aos bairros passarão do lado esquerdo em relação ao carro parado.

 

ponto.jpgNo sentido contrário, de subida, os veículos que desejam acessar ao colégio deverão se colocar no centro da pista e o lado direito ficará livre para os demais, o que deixará de travar o tráfego e causar longas filas.

ponto.jpgHaverá duas opções em direção ao Centro: Seguir pela rua Coronel Córdova, que deverá ser de único sentido, somente subida ou a rua Caetano Vieira da Costa, que passa pelo Centro Cultural Vidal Ramos Júnior, saindo na rua Coronel Serafim de Moura. A confluência das ruas Otacílio Vieira da Costa e Coronel Córdova deverá receber uma rótula. Há possibilidade de ser rompido o canteiro da avenida Dom Pedro II na altura do colégio Industrial e fazer uma ilha para os motoristas que desejam subir ao Centro pela Coronel Córdova, sem necessidade de fazê-lo somente pela Frei Gabriel.

tranito6.jpg

ponto.jpgOutra mudança é sobre a rua Lauro Müller, que captará o tráfego na altura da Marechal Floriano em ponto diferenciado do atual, terminando na avenida Belizário Ramos (Carahá). Restam algumas indenizações para serem feitas em relação a este trajeto. Para o ponto de chegada da Lauro Müller com a Carahá, na altura da rua Baependi, há um projeto de implantação de um viaduto em forma de S, com descarregamento de trânsito na avenida Brasília que, por sua vez, poderá se prolongar até a rua Fausta Rath. Para tal será feita a transposição da avenida e do rio, nos dois lados. “Com a pequena indenização de um determinado terreno ligaremos toda a Lauro Müller até a Fausta Rath, Entretanto, os motoristas que se deslocam até o Coral poderá deixar de utilizar a Presidente Vargas e seguir pela Lauro Müller”, pontua Jacinto Bet.

ponto.jpgNa altura da sede do Sesc, na Dom Pedro II e da Rodoviária Dom Honorato Piazera será eliminada faixa de estacionamento para ser implantada uma terceira pista, em direção ao Coral. Embarque e desembarque serão feitos no local das viaturas da Diretran, no lado de dentro do pátio da Rodoviária. “Houve conversa com o Sesc e foi consensual, em comum acordo. Há possibilidade de se abrir um portão do lado de cá (Rodoviária)”, respalda Jacinto Bet.  

 

ponto.jpgTodas as verbas resultantes de infrações de trânsito serão utilizadas somente no próprio segmento: sinalização vertical e horizontal, pintura, semáforos, mudança de tráfego e aquisição de equipamentos. 

ponto.jpgA arrecadação média mensal da Diretran, proveniente de multas, gira em R$ 500 mil, sendo R$ 100 mil de despesas com Correios; R$ 200 mil em aluguel de lombadas eletrônicas; 5% do valor para o Ciasc; 5% para o Detran; 15% para a Polícia Militar (PM), e 15% para a Polícia Civil. Sobram cerca de R$ 80 mil para aplicação em sinalização e educação de trânsito.

Foto: Daniele Mendes de Melo

Deixe um comentário