O que disse o governador a respeito de segurança pública

Colombo_1.jpg

 

O governador Raimundo Colombo disse que no ano que vem deverá contratar novos policiais, mesmo porque a previsão é de que mais 700 deles estarão se aposentando. E o problema é que a despesa fica em dobro: o estado tem de pagar os novos policiais e os que vão para a reserva.

 

Observou que algumas providências já foram tomadas para manter os policiais na rua. Por exemplo, investindo em tecnologia: com os tablets para agilizar o trabalho do policial na hora que atende um acidente tem de preencher 11 formulários, levava mais de uma hora para preendê-los, hoje faz em 12 minutos. Hoje o policial consegue produzir quatro vezes mais.

Citou o caso do tempo que os policiais perdem somente na condução dos presos para audiências, que as vezes leva uma tarde inteira. Só esse ano foram feitas 6 mil audiências com escoltas. Com a possibilidade deles serem ouvidos através de videoconferência, agora eles não precisam mais deixar os presídios.

 

Disse mais… que se nós nos queixamos da falta de policial, em outros estados não está melhor. Citou o caso de Mafra e Rio Negro. Em Mafra (SC) há 48 policiais, mas na cidade vizinha, do outro lado do rio: Rio Negro (PR), constatou ele: existem apenas 2. “Então quem está pior?” pergunta ele.

 

Unidade prisional melhor do país

 

Sobre o sistema penitenciário, Colombo garantiu que o de SC é o melhor do Brasil. E, a melhor unidade do país e a penitenciária de São Cristóvão. Lá, oito empresas estão atuando dentro do presídio usando a mão de obra dos presos. E somente com a parte do dinheiro que fica para o Fundo Penitenciário, foi possível reformar todo o telhado da unidade que tem um custo superior a R$ 1 milhão.

Luiz_Cesar_Abrah__o.jpg

A informação foi ratificada pelo secretário da ADR de Curitibanos, Luiz Carlos Abrahão

Hoje a população carcerária em SC é de 20 mil detentos.

Deixe um comentário