Uma referência política nacional que sempre foi um cidadão mais lageano do que muitos que moram aqui

Dirceu.jpg

Por indicação do vereador Gerson dos Santos (PSD), a  Câmara concedeu ao ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-senador Dirceu Carneiro o título de “Cidadão Lageano”.

DitceuTerezinha.jpg

Há que destacar que a sua esposa, Terezinha Carneiro também teve importante participação política, como vereadora e depois vice-prefeita da administração Décio Ribeiro. Ao fundo da foto vemos João Alberto Duarte que sempre esteve muito ligado à família de Dirceu.

Com 71 anos e afastado da política há mais de duas décadas, Dirceu tornou-se referência nacional por sua atuação política. Como prefeito de 1977 a 1982, priorizou a habitação popular, valorizou a cultura local e criou um sistema de saúde pública pelo qual os médicos iam ao encontro dos moradores, e não o contrário. O modelo tomou proporções nacionais, serviu de inspiração para o Governo Federal e resultou na criação do Programa Saúde da Família (PSF) e do Sistema Único de Saúde (SUS).

O ponto mais alto da curta carreira política de Dirceu foi em 1992, quando, na condição de primeiro secretário do Senado, oficializou o impeachment do então presidente Fernando Collor e, na sequência, deu posse ao vice Itamar Franco como novo chefe da República.

unnamed_10.jpg

A sessão solene desta terça-feira lotou o plenário da Câmara de Vereadores de Lages.  O prefeito Toni Duarte destacou a coragem de Dirceu ao priorizar as pessoas em plena Ditadura Militar e exaltou o legado do seu Governo para os lageanos.

 

unnamed_11.jpg

“Todos os dias eu penso no senhor ao ver as suas obras e realizações pela cidade. E se Correia Pinto (fundador de Lages) voltasse hoje, no dia em que Lages comemora 250 anos, certamente ele teria muito orgulho do senhor”.

 

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, João Alberto Duarte, falou como amigo pessoal e ex-assessor de Dirceu, com quem trabalhou por 13 anos na Prefeitura de Lages, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. João Alberto morou na casa de Dirceu, em Brasília, e ajudou a cuidar dos filhos pequenos de Dirceu.

 

unnamed_13.jpg

Foto: Sandro Scheuermann

Outro político que teve participação na vida política de Dirceu foi o ex-prefeito Elizeu Mattos, que também esteve na solenidade ontem. Aliás ele começou muito novo, como assessor de Dirceu Carneiro, em Brasília.

 

Fotos: Pablo Gomes 

Deixe um comentário