Proposta para mudança de horário e dias das sessões já está na Câmara

 

Semana passada foi lançada a ideia de mudar o início das sessões da Câmara de Vereadores, das 18 para as 19 horas, e que já contava com o apoio de dois dos vereadores eleitos: Jair Júnior e Bruno Hartmann. 

 

Hampel.jpg

Mas, o assunto evoluiu e, na terça-feira, o vereador Mushue Hampel já colhia assinaturas para entrar com projeto de resolução visando mudar radicalmente: ao invés das sessões no horário noturno, propõe que aconteçam à tarde, a partir das 14 horas, estendendo-se para à noite, caso necessário.

Além disso ainda muda os dias das sessões:  ao invés das segundas e terças-feiras, que sejam as terças e quartas-feiras.

Dez vereadores teriam subscritos o projeto, suficientes para dar entrada e tramitação na Casa: Anilton Freitas, Felício, Domingos, Appolinário, Vone, Adilson Padeiro, Pastor Mendes, Marião, Rodrigo e o próprio Hampel. Contudo se questiona o fato de que dos dez, somente um (Vone) integrará a nova legislatura.

Estariam legislando para os outros.

E sabemos também o objetivo: impedir que, aqueles que detém cargos públicos façam da Câmara um bico.

A Lei Orgânica do Município permite que o vereador exerça as duas funções se não houver coincidência de horários. É foi assim, então, que se optou pelas reuniões no período noturno. Uma prática de todas as Câmaras, com raras exceções. Se passar esta resolução, alguns dos eleitos terão de optar entre o emprego ou a Câmara. Gerson dos Santos, funcionário da Epagri; David Moro que é efetivo da prefeitura e Jair Júnior, que hoje integrar o gabinete do deputado Gabriel Ribeiro.

 

Samuel.jpg

Samuel Ramos era funcionário da ADR, mas deixou o cargo antes mesmo da eleição, prazo para desincompatibilização, e não retornou mais.

THOliveira.jpg

Há ainda o caso de Thiago Oliveira, efetivo da Secretaria Estadual de Segurança como agente penitenciário, emprestado para a ADR de Lages, mas ao que parece, licenciado.

 

Os que são contra a ideia argumentam que com sessões durante o dia, dificultaria o acompanhamento dos trabalhos por parte das pessoas da comunidade.

 

Mas, de qualquer forma, hoje poucos acompanham as sessões. Normalmente menos de 10 pessoas e sempre as mesmas. Além do mais, a TV Câmara está justamente aí para transmitir e reproduzir as sessões para quem se interessar a acompanhar a atuação dos vereadores.

Acontecendo durante o dia, poderá inclusive garantir a presença e a permanência dos vereadores nas sessões. Porque hoje, a sensação que temos é de que estão lá só para cumprir tabela, prontos para deixar o recinto na primeira oportunidade.

Deixe um comentário