Centro de Diagnóstico por Imagens terá alvará de funcionamento em 30 dias

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Sobre a nota com o título “Centro de Diagnóstico ainda depende de licenças para funcionar”, postada no dia 19 de setembro de 2016 no blog da jornalista Olivete Salmória, o Governo de Santa Catarina esclarece que, ao contrário do que foi publicado, a inauguração não foi antecipada para ocorrer durante o período eleitoral.

É importante destacar que a obra foi entregue exatamente quando a construtora concluiu os serviços, encerrando assim a parte que cabia ao Governo do Estado, no caso, a construção civil. O que acontece a partir de então é de responsabilidade do hospital, sempre obedecendo os trâmites legais.

A Vigilância Sanitária já executou a vistoria no local. E antes que os atendimentos possam ser realizados é necessário atender a uma série de exigências, para as quais os equipamentos já precisam estar funcionando.

Entre as principais obrigações estão os testes dos equipamentos que emitem radiação, como o raio-x e o tomógrafo, feitos por uma empresa especializada em física médica nuclear contratada pela direção do hospital.

Os testes do raio-x foram feitos no último sábado, dia 17. Já os procedimentos no tomógrafo estão agendados para o próximo dia 4 de outubro. E tão logo todos os testes estejam concluídos e aprovados, a Vigilância Sanitária emite o alvará de funcionamento. A previsão é de que isso ocorra em aproximadamente 30 dias.

O ultrassom não depende de testes radiométricos e começará a operar já nos próximos dias. Vale frisar ainda que o ambulatório, que também integra a obra entregue, começou a funcionar imediatamente após a inauguração.

ADR Lages

Deixe um comentário