Colombo estará segunda, em Lages, para lançar programa da Celesc

 

O governador Raimundo Colombo e o presidente da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Cleverson Siewert, estarão aqui na segunda-feira, para lançar a nova etapa do programa “Banho de energia”, que proporciona a instalação de sistemas para recuperação do calor de fogão à lenha para aquecimento de água em moradias rurais da Serra Catarinense.

O evento ocorrerá às 10h30min no auditório da CDL.

Com investimentos de R$ 7,4 milhões do Programa de Eficiência Energética Celesc/Aneel, serão instalados mil sistemas recuperadores de calor. Cada um tem o custo se R$ 7 mil e 400 reais. Não é nada barato!

fog__o.jpg 

O programa atenderá sete municípios e serão entregues os equipamentos para 125 moradias em Bom Jardim da Serra, Cerro Negro (40), Lages (100), Painel (85), São Joaquim (330), Urubici (230) e Urupema (90).

Priorizam moradias de famílias carentes, em comunidades localizadas nas regiões mais altas de cada município, isto é, mais frias. Os beneficiados foram distribuídos proporcionalmente ao número de unidades consumidoras rurais em cada cidade.

Como funciona

O calor gerado pela chaminé do fogão à lenha aquece um reservatório de água. A água quente é canalizada para torneiras e chuveiros, permitindo economia de até 30% na conta de luz. 

A invenção é adotada desde 2012 pela Assessoria de Responsabilidade Social da Celesc como iniciativa para promover o uso eficiente da energia e a qualidade de vida. Desde então, o sistema foi implantado com o apoio de extensionistas da Epagri em 200 residências nos municípios de Caçador, Videira, Canoinhas, Mafra, São Joaquim e Lages.

Deixe um comentário