Uma candidatura a prefeito precisa ser construída

 

Parece que o Partido Ecológico Nacional e o Partido Verde são os primeiros a firmar aliança para as eleições desse ano em Lages. Estão juntos – coligados com outras siglas ou não – no propósito de marcar presença, entendendo que, as agremiações que não participam do processo eleitoral não contribuem com a política local.

Domingos_e_Elizeu.jpg

PEN e PV são partidos afins em suas propostas de defesa da natureza e princípios políticos. Em Lages o PV tem como presidente Domingos Valente e está à frente do PEN, o professor Antônio Chaves.

Antonio_e1406900533151.jpg

Esse é o eterno candidato, embora pela primeira vez a prefeito, e já integrou várias siglas, nessa sua permanente peregrinação política. Na última eleição foi candidato a deputado federal pelo PMN e agora concorre pelo PEN, nessa coligação.

Vêm para a disputa dispostos a fazerem o diferencial. Concordo que é preciso participar e dividir com o eleitor seus princípios ideológicos e propostas para administrar o município.

Como o professor Chaves, temos outras pessoas igualmente idealistas que já se colocaram como pré-candidatos a prefeito: Andréia Strasser pelo PDT; Coronel Chrisóstomo, do PRB e Sérgio Godinho, pelo PTC. Tenho certeza que, todos eles, têm propostas interessantes para superação dos problemas locais. Contudo, eles mesmo têm consciência de que serão meros coadjuvantes no processo, pois pertencem a partidos que não têm dinheiro e nem militância para levar uma campanha adiante.

 

Querem apenas marcar presença

Se realmente tivessem o propósito de contribuir administrativamente, se ocupariam em construir uma candidatura viável, a começar se elegendo a vereador. Se não eleger-se vereador, muito menos conseguirá ser bem sucedido na disputa majoritária. Como vereador, teriam condições de expor suas ideias, defender propostas e fazer leis que contribuam para melhorar o dia-a-dia dos cidadãos ou da cidade.

E, conquistariam simpatizantes para suas causas. Elegendo-se vereador, fortaleceriam a sua sigla e sua liderança para então, só depois, pretender administrar Lages.

Deixe um comentário