Lombadas estão atravancando o trânsito, dizem empresários

 

Segundo o Fórum das Entidades Empresariais a proliferação irregular de lombadas físicas, a necessidade de uma política de humanização do trânsito e o limite da velocidade das lombadas eletrônicas ser 40Km/h e não 60Km/h, travam o fluxo do trânsito na cidade e conta hoje com uma frota de 102 mil veículos.

 

Na terça-feira os empresários estiveram reunidos quando colocaram essas questões aos diretores da Diretran, Gustavo Oliveira e Adailton Camargo.

 

Explicação sobre as lombadas

 

Os diretores do Diretran dizem que para instalar as lombadas físicas são feitos estudos técnicos.

 

As lombadas eletrônicas são as que possuem velocidade de 40Km/h. A velocidade de 60Km/h não é considerada lombada e sim um fiscalizador de velocidade. São colocadas onde há um grande fluxo de pedestres. Eles expuseram que houve uma redução de 250 acidentes ao ano, devido a implantação das lombadas, no entanto, não informaram o número total de acidentes anteriormente.

 

Pretexto para multar

 

 

Os empresários questionaram, também, se as lombadas não seriam um pretexto de arrecadação de multas. Os diretores rebateram dizendo que o custo mensal para mantê-las na cidade é de 274 mil reais. Segundo eles, a arrecadação total gira em torno de 440 mil reais por mês, deste valor 15% para a Polícia Militar e 15% para a Polícia Civil e o Diretran fica com 70%, o que, segundo eles, não representa um valor significativo.
Foto e informações: Débora Puel

 

O que diz o diretor de planejamento do trânsito:

 

Nobre Olivete Salmoria!

230 veículos são despejados em nossas vias todo mês, contamos com uma frota de 102.677 registrados em Lages. Em 2015, reduzimos em 100 o número de acidentes, comparados ao ano de 2014 (Dificilmente alguma cidade do Brasil alcança esta estatística). Nenhum acidente com vítima fatal registrados nos locais onde as lombadas eletrônicas e físicas foram instaladas… Não existe congestionamento nestes locais (lombadas físicas e eletrônicas), apenas redução de velocidade… Acredito que a comodidade esperada não será encontrada em nenhuma cidade com quase 200 mil habitantes. 

Obrigado.

Adailton Camargo

 

lombadas1_1.jpg

Deixe um comentário