Folha de São Paulo divulga a beleza de nossa serra

Folha.jpg

ROTA DOS CÂNIONS

É preciso caminhar por pouco mais de uma hora por uma trilha plana, dentro de uma fazenda –na qual se cruza com ovelhas, cavalos crioulos e bois pastando–, para chegar ao auge do passeio.

Às margens do cânion das Laranjeiras, do alto de um precipício de 1.500 metros, a sensação é, ao mesmo tempo, de imensidão (do ambiente, dos contrafortes) e pequenez (de si mesmo).

Ali os guias estimulam os turistas a se deitarem, apoiando-se na beira das rochas, em silêncio, para contemplar as quedas d'água que escorrem pelo paredão e o verde da mata que cobre a serra.
Percebe-se, então, que nem as fotos alcançam tudo o que os olhos veem.

O cânion das Laranjeiras, o mais visitado de Bom Jardim da Serra, é o mais afastado do centro –o passeio parte a 12 quilômetros da cidade.

Na fazenda Santa Cândida, quem vai cumprir a trilha a pé recebe galochas e um cajado. Há roteiros de até três dias, mas o passeio mais procurado é também o mais simples, de 2,5 quilômetros (o mais curto da região).

Emoldurado por araucárias, o caminho tem alguns pontos de lama, poucas subidas e pequenas fontes de água até a beira do cânion.

Isso é parte da narração do repórter da Folha, na matéria exibida em seu suplemento de Turismo.

Deixe um comentário