Coruja constata que o problema dos medicamentos é maior do que se imaginava

CorujaMostra.jpg

"Os dados são alarmantes. Cerca de 20% dos medicamentos comercializados no Brasil são falsos e para aqueles oferecidos  na Internet esse percentual sobe para 50% " ressaltou o deputado Fernando Coruja, hoje, (04).

Os depoimentos prestados na CPI dos medicamentos por essas autoridades  apontam que Santa Catarina e o  Brasil não têm condições técnicas de aferir sequer os medicamentos disponibilizados pela Farmácia Básica do SUS.

"As informações coletadas nessa primeira audiência já demonstram o tamanho do problema", adianta Coruja. Conforme os depoimentos,  dos 15 laboratórios públicos instalados nos estados brasileiros apenas 8 têm condições técnicas para os testes.

Coruja foi adiante dizendo que "se passarmos para os suplementos, fitoterápicos e manipulados,  a situação se agrava ainda mais".

 A área de produtos manipulados é considerada pela Vigilância Sanitária como "de altíssimo risco e de difícil fiscalização, pela diversidade de produtos e dificuldade de coleta  e análise".  

 Uma nova agenda de depoimentos está prevista para a próxima terça-feira (10.05) e será transmitida  ao vivo pela TVAL às 17:00h.

Foto e informações: Lucimar Franceschini

Deixe um comentário