Projeto valoriza a arquitetura da área central da cidade

 

O projeto Centro Lages – do Sebrae e CDL – visa a revitalização da área central. Por isso está sendo dado suporte aos proprietários de imóveis das décadas de 40 e 50 interessados em fazer a manutenção das fachadas de forma a ressaltar sua arquitetura do estilo Art Decô, que caracteriza os prédios na área central da cidade.

 

ArtDeco2.jpg

 O edifício Armando Ramos, localizado na rua Nereu Ramos, ganhou pintura nova e os elementos de ornamentação e as linhas retas ficaram ainda mais destacados com esse processo de conservação.

ArtDeco.jpg

 Em viagem técnica com a equipe do Sebrae e CDL, em Miami, Estados Unidos, o arquiteto Malek Ráu Dabbous constatou o aproveitamento comercial desse tipo de arquitetura.

 

 “Temos aqui em Lages edifícios com qualidade estética superior, mas o estado de conservação lá hoje é superior”, avalia o arquiteto Malek Ráu Dabbous. 

Malek ressalta que os trabalhos em Art Decó em Lages foram muito bem construídos e mantém seus aspectos originais. Isso dá condições, em alguns casos, de fazer apenas manutenções nas obras.

 

A arquitetura e o patrimônio cultural podem ser um diferencial para impulsionar o comércio, as atividades de lazer e o turismo.  “O Centro Lages é o ponto de partida. Por meio dele haverá pesquisa, planejamento das ações, envolvimento das pessoas e disseminação da cultura e das informações”,disse Malek.

Texto e fotos: Catarinas Comunicação 

Deixe um comentário