Placas biográficas devem conter histórico do homenageado

 

O vereador Luiz Marin tem insistido na necessidade de que em cada rua, praça, logradouro ou edificação pública tenha uma placa contendo a biografia resumida da pessoa que lhe emprestou o nome.

 

Proposta da vereadora: a família pode fornecer a placa

 

AidaVereadora.jpg

Em defesa dessa ideia a vereadora Aidamar Hoffer também sugeriu que se estabelecesse como norma que a família da pessoa homenageada forneça a placa, sem gerar custo ao município. Lembrou que normalmente, passado alguns anos, a história da pessoa homenageada se perde no tempo. Referiu-se ao caso de escolas em que nem os alunos e nem seu corpo docente sabem quem foi e o que fez a pessoa que lhe deu o nome.

Gerson dos Santos observou que em muitas ruas nem há placas de identificação e, o que é mais grave, falta também indicação dos bairros ou mesmo orientação para quem vem de fora e queira se locomover na cidade.

Aponta como um ponto bastante falho do setor do trânsito que, independente dos pedidos feitos não foi solucionado ainda.

 

JO__o_Ribeiro.jpg

A praça João Ribeiro

 

O próprio Luiz Marin cita que alertou-se  sobre isso quando, há muito tempo atrás, se referindo a praça da catedral, o pecuarista All Neto lhe chamou atenção para o seu correto nome: Praça João Ribeiro. O médico João Ribeiro foi seu avô, mas a maioria das pessoas esquecem até a denominação embora tenha um busto do homenageado no local. Mas, nem nesse busto contém seu histórico. 

 

Nem todas as ruas de Lages recebe nome de pessoas. No Petrópolis são os municípios do Estado e, no São Cristóvão, os estados brasileiros, mas na grande maioria homenageia pessoas ilustres do país, estado ou município.

 

Coruja prepara livro com curriculo dos homenageados

Em meio ao debate na Câmara, o líder do governo, Rodrigo Silva informou que o deputado estadual Fernando Coruja está trabalhando em um livro, onde constarão todas as ruas de Lages e uma biografia sucinta de cada uma das pessoas homenageadas.

Tanto que já solicitou à Câmara os arquivos dos projetos de denominação de ruas, visto que em suas justificativas constam os currículos É um trabalho exaustivo, mas uma vez completado e abrangendo toda a cidade, vai se transformar em uma importante fonte de consulta.

Deixe um comentário