Secretário explica a respeito do Centro Dia do Idoso

 

Apenas para esclarecer e contextualizar as informações sobre o projeto de construção do Centro Dia do Idoso informo que o processo de instalação deste importante equipamento iniciou em tratativas junto ao Conselho Municipal do Idoso , Conselho Municipal e Estadual de Assistência Social no ano de 2011.

Desde então, houve pactuação na Comissão Intergestores Bipartite/CIB SC para implantação do serviço em três municípios do Estado, como projeto piloto, entre eles, Lages pelos indícies de risco vivenciadas pela população idosa.

O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome irá acompanhar este projeto piloto para possível implantação em outros municípios do país.

O prefeito da gestão anterior e a atual administração já assinaram um termo de compromisso para contratação de equipe técnica prevista no projeto, aprovado nos conselhos já citados.

A prefeitura de Lages disponibilizou o terreno, através da aprovação do poder Legislativo no ano de 2013, ao Governo do Estado, que construirá o prédio conforme modelo arquitetônico padrão pactuado na CIB. O Centro Dia do Idoso terá 395 metros quadrados de área construída com todos os equipamentos para seu funcionamento, inclusive com veículo para locomoção destes idosos,  com capacidade de atendimento para 25 pessoas por turno, as quais serão encaminhadas pelos técnicos dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) por tratar-se de um serviço de Proteção Social Espeical de média complexidade.

Sua localização será no bairro Centenário, em área anexa ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Unidade Básica de Saúde e o Centro de Educação Infantil Municipal.

Com relação ao projeto do Centro Dia do Idoso, da SAMT, nem a gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social e os Conselhos Municipais de Assistência Social e do Idoso, que são responsáveis pela aprovação dos serviços de assistência social no município, têm conhecimento desta iniciativa.

Atenciosamente,

José Amarildo Farias

Secretário Municipal de Assistência Social

Deixe um comentário